Caminhos do Brincar: medida pontual em meio a grandes desafios

Campinas avança com mais um projeto de urbanismo tático, desta vez no Satélite Íris. A última etapa do Caminhos do Brincar está em andamento, com a criação de um Espaço de Proximidade na rua Fernando Pereira Neto. O objetivo é oferecer um local de lazer para crianças e seus cuidadores, além de reforçar a segurança viária na região. A iniciativa envolve pintura viária, sinalização e mobiliário urbano, como bancos e vasos com plantas.

🚸 Mudanças na circulação – Desde outubro, algumas ruas do bairro passaram por alterações, como a implantação de sentido único e a redução do limite de velocidade para 30 km/h. Além disso, calçadas foram ampliadas com tinta azul, e travessias ganharam balizadores e tachões para encurtar a passagem dos pedestres.

🎨 Cores vibrantes, mas impacto limitado? – A área também recebeu grafites e pinturas lúdicas, trazendo um ambiente mais agradável para quem circula por ali. Mas, enquanto esses projetos pontuais são bem-vindos, a cidade carece de projetos mais estruturais. Só para dar um exemplo, o sistema viário da cidade está a cada dia mais defasado, ainda mais com os inúmeros empreendimentos que vêm sendo construídos, que criam novos pólos geradores de tráfego e mudam o perfil de origem e destino dos deslocamentos de carro e de ônibus.

🌱 Pequenos gestos diante de grandes desafios – A Emdec investiu R$ 250 mil nesse projeto, que certamente melhora o trajeto dos estudantes da escola local. No entanto, é curioso que a Emdec dê tanta atenção a cada etapa de um projeto pontual como esse. Assim como a reforma do Terminal Mercado em duas etapas (uma primeira cheia de erros e outra tentando corrigi-los). O foco excessivo em pequenas intervenções contrasta com a necessidade de ações mais amplas para resolver gargalos de mobilidade em uma cidade de 1 milhão de habitantes. É como tentar tratar um elefante com meia dúzia de agulhas de acupuntura: pontual, mas longe de resolver o problema como um todo.

O Caminhos do Brincar mostra que pequenas intervenções podem fazer diferença no dia a dia das pessoas, mas a cidade ainda aguarda soluções de maior impacto para os desafios de mobilidade e acessibilidade que afetam milhares de moradores. 🚧

🚌 Aguardamos, por exemplo, a finalização da implantação do BRT: as avenidas Ruy Rodriguez, Amoreiras e John Boyd Dunlop seguem com diversas linhas convencionais operando fora do corredor, parando em pontos improvisados do lado direito e várias delas percorrendo os corredores de ponta a ponta. Isso causa confusão no trânsito com ônibus parando dos dois lados da pista e tem até sido usado como desculpa por motoristas e motociclistas para desrespeitar as faixas exclusivas do BRT. Mas a Prefeitura parece não ter a menor pressa em resolver isso.