A cidade de Campinas está se especializando em manter políticos de obviedades. Chega a serem absurdas as proposições de alguns deles unicamente com o objetivo de “tirar vantagem” e depois dizer que foram eles que deram essas ideias.
Um vereador da cidade fez duas proposições óbvias. Uma delas é a “solicitação para extensão da linha BRT 12 para o Terminal Ouro Verde”. Muito possivelmente ele já sabe que isso irá acontecer em breve.
A extensão do BRT 12 para o Ouro Verde é questão de tempo. Só não aconteceu de imediato por questões técnicas, mas isso já estava previsto desde quando foi inaugurado o Terminal Campos Elíseos, no ano passado.
A maior prova disso é a sinalização de solo no Campos Elíseos, indicando que os ônibus que descem do Corredor Perimetral devem continuar pela Rua Piracicaba. O mesmo acontece com o Terminal Santa Lúcia, indicando continuidade no trajeto.
Quando o BRT 12 chegar no Terminal Ouro Verde, esse mesmo vereador terá a audácia de fazer propaganda e dizer “solicitação atendida”, como se isso fosse algo criado por ele.
Não é a primeira vez que isso acontece. Esse mesmo vereador “propôs” que os ônibus aceitassem cartões de débito e crédito para pagamento de tarifa. Isso já estava previsto no edital da licitação, tanto que tal “projeto” foi aprovado pela Câmara, com a condição que entre em vigor apenas depois da licitação.
Mas não é só isso. Esse mesmo vereador “propôs” que uma faixa do novo Terminal Ouro Verde seja liberada para carros. Curiosamente essa “proposição” foi feita no dia em que a Emdec começou aquela operação estapafúrdia de por carros dentro do terminal na hora de pico.
Quando essa aberração da engenharia do trânsito for acertada, pois é o que indica o senhor presidente da Emdec no alto de seu carro de luxo, esse mesmo vereador vai dizer que a ideia foi dele, e colocará novamente o “solicitação atendida”.
Tal “pedido” não é novidade. O mesmo vereador já provou ser inimigo do transporte público, tentando desmantelar a todo custo o BRT no Ouro Verde, sempre beneficiando comerciantes e carros em detrimento a maior parte da população, que anda de ônibus e precisa de agilidade. Mas quando inaugurou o novo terminal, foi o primeiro a gravar “videozinho”, como se ele fosse o responsável pela obra.
Tudo isso é o mesmo que um vereador “pedir” para que um terminal de ônibus acenda as luzes à noite, pois o espaço fica escuro quando anoitece. Quando as luzes acenderem, dirão “solicitação atendida” como se fosse pedido de um deles.
Campineiros, fiquem atentos com tais proposições. A cidade precisa de coisas necessárias e novas, e não obviedades. Propor algo já previsto ou já existente é firmar que a baixa performance da política campineira é cada vez mais presente.
Leia também: Campinas tem quase 4000 vagas de cursos profissionalizantes em aberto; Confira as oportunidades