🗽 O Imperador de Campinas: Dário Conquista Nova York e Oferece Ajuda ao Prefeito

Meus caros, esqueçam tudo. Esqueçam Dubai, esqueçam o “business”, esqueçam o barco de madeira. A vaidade de nosso prefeito Dário Saadi transcendeu o Oriente Médio e acaba de conquistar a capital do mundo: Nova York.

Em um vídeo que faria qualquer roteirista de comédia chorar de inveja, nosso líder máximo decidiu cravar: Campinas é melhor que Nova York.

É isso mesmo. Enquanto você, reles mortal, estava preso no trânsito da John Boyd ou esperando aquele ônibus torcendo para ele não ter quebrado, Dário estava ocupado “comparando” Campinas com a Big Apple.

O prefeito, em seu tour de comparações (que parecem ter sido feitas após uma overdose de otimismo em PowerPoint), nos brinda com pérolas:
1. O Parque Taquaral “é melhor e mais bonito que o Central Park”.
◦ Claro, Dário. O Central Park não tem a Caravela que, lembremos, é mais bonita que os barcos de Dubai.
2. O MACC (Museu de Arte Contemporânea) “é tão bom quanto o Metropolitan Museum of Art”.
◦ Verdade. O Met, coitado, não tem a vantagem de estar localizado numa cidade onde a maior obra de arte abstrata é o BRT que funciona mal pra chuchu.

Mas agora, meus amigos, vem o xeque-mate. O argumento que, segundo Dário, coloca Campinas no topo do pódio global:
3. “Campinas tem saúde pública melhor que Nova York”.
◦ Aqui, temos que dar o braço a torcer. Ele está tecnicamente certo, já que em Nova York uma unha encravada pode custar o seu apartamento.
◦ Mas é uma lógica maravilhosa! Dário celebra que nosso sistema é “melhor que o caos”. O fato de a fila no Hospital Ouro Verde ser uma presença permanente, ou de faltar especialista, é só um detalhe. Ganhamos!
4. “Campinas tem creche e Nova York não”.
◦ Pronto! É o fatality. Ganhamos na creche! Perdemos no metrô 24h, na gastronomia, no ambiente cosmopolita, na cultura de rua, na economia, mas… temos creche! Ufa.

E, para fechar o caixão de Manhattan, vem o clímax da humildade: Dário Saadi oferece ajuda ao novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani.

É o ápice. O homem que não consegue concluir uma licitação de ônibus em oito anos, o gestor do BRT que funciona parecendo um espetáculo de comédia de improviso, está se oferecendo para dar consultoria ao prefeito de Nova York.

Talvez ele ensine o Sr. Mamdani a como fazer um “business” em Dubai. Ou, quem sabe, ensinar a como procrastinar com uma licitação por dois mandatos.

Nova York está salva. E nós, campineiros, agora sabemos: vivemos num lugar melhor que a Big Apple. Só não saia de casa entre 20h e 5h, porque aí você vai precisar do “Abrigo Amigo” para ligar para uma atendente e contar essa piada.