Com 14 feriados em 2026, Campinas precisa se preparar economicamente; Veja dicas

Fernando Campanholo, empresário, investidor e estrategista, cita 5 estratégias que podem ajudar os empreendedores durante o período

Com 14 feriados, considerando os calendários municipal, estadual e nacional, previstos ao longo de 2026 em Campinas, com a maioria caindo em dias de semana (segunda, terça, quinta ou sexta), o ano se apresenta como um dos mais “movimentados” dos últimos anos, com diversas datas caindo em dias úteis e criando múltiplos feriados prolongados ao longo de 2026. Além disso, a realização da Copa do Mundo de Futebol e o calendário eleitoral naquele que é ano de eleições gerais no Brasil elevam a complexidade do ambiente para o setor produtivo, especialmente para pequenos e médios empresários.

Para o empresário, investidor e estrategista Fernando Campanholo, especialista em transformar empresas comuns em negócios lucrativos e independentes pela Viva Positivamente, somar a essas variáveis um calendário cheio de feriados representa um desafio que exige planejamento antecipado e gestão mais refinada. “Num ano como 2026, o empresário precisa olhar além do dia a dia operacional e se preparar estrategicamente para manter o fluxo de caixa saudável, reduzir impactos de paradas frequentes e aproveitar oportunidades de mercado, mesmo em períodos de menor movimento”, afirma Campanholo.

Fernando destaca ainda que quando esses feriados acontecem próximos a eventos de grande impacto social, como a Copa do Mundo e eleições, há uma tendência de concentração de atenção do público em torno desses eventos, o que pode desviar o foco do consumo tradicional e da rotina de trabalho. Para ajudar os pequenos e médios empresários a passarem por esse momento, o empresário reuniu algumas estratégias:

1. Planejamento financeiro antecipado: ⁠no plano de ação, concentrar o maior esforço comercial para o primeiro semestre para ter um fôlego financeiro no segundo. Monte projeções realistas de fluxo de caixa levando em consideração as datas de feriados e períodos de menor movimento. Ajustes como reservas de capital e renegociação de prazos com fornecedores ajudam a mitigar surpresas.

2. Promoções e campanhas específicas: use as datas a seu favor. Estratégias de marketing que se conectem ao clima de feriado ou à Copa do Mundo podem manter o interesse do público e impulsionar vendas.

3. Revisão de escala de trabalho: organize equipes de maneira inteligente para cobrir períodos críticos sem sobrecarregar os colaboradores, mantendo a produtividade sem perder a flexibilidade.

4. Diversificação de canais: fortaleça canais digitais de vendas e atendimento, que podem compensar a baixa de movimento presencial durante feriados prolongados.

5. Acompanhamento de tendências de consumo: eventos como a Copa do Mundo geram picos de engajamento e demanda em setores específicos (alimentação, eletrônicos, entretenimento). Identifique como seu negócio pode se posicionar para aproveitar essas oportunidades.

Leia também: Meses após reaberturas, sanitários do Mercado Municipal já estão entupidos e foram fechados