Com alto índice de infrações de carros e motos, novo cruzamento terá videmonitoramento nesta segunda

A prefeitura de Campinas ativa nesta próxima segunda-feira, dia 9 de junho, a operação de fiscalização de trânsito por videomonitoramento em mais um ponto da cidade.

O videmonitoramento será feito no cruzamento da Avenida das Amoreiras com a Avenida Prefeito Faria Lima, perto do Hospital Mário Gatti. O local tem enormes registros de infrações de trânsito.

No local foram registradas infrações como conversões proibidas, avanço de sinal vermelho e o uso indevido das faixas exclusivas para ônibus.

As câmeras de videomonitoramento serão ativadas e funcionarão de forma contínua. Placas de sinalização foram colocadas no local para informar os motoristas sobre a fiscalização eletrônica no local.

Na primeira fase da operação, que foi apenas em caráter experimental, mostrou que a maior parte das infrações é de quem vem da Faria Lima para entrar na Amoreiras.

O local recebeu placas informando sobre o videomonitoramento ativo. No Centro, no ponto de videomonitoramento da Avenida Senador Saraiva com Benjamin Constant, e na Glicério com Aquidabã, foram 48 infrações registradas em uma semana.

Atualmente, estão ativos 10 pontos de videomonitoramento. Além dos dois novos pontos da região central, há fiscalização remota em cruzamentos das avenidas Francisco Glicério (três pontos), Dr. Moraes Salles (dois pontos), Dr. Alberto Sarmento / Lix da Cunha, além da rua Dr. Pereira Lima (Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” / Rodoviária). Entre janeiro e maio de 2025, elas identificaram 4,9 mil infrações de trânsito.

O décimo ponto tem foco no uso irregular da faixa exclusiva e foi ativado em dezembro, no cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista (Centro – bairro) e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (bairro – Centro), em trecho do Corredor BRT Ouro Verde. Desde a ativação dos equipamentos até abril deste ano, foram mais de 1,5 mil infrações identificadas.

O uso indevido de faixa exclusiva de transporte público ainda é a infração mais registrada. Quem acha que “não dá nada” andar em faixa de ônibus, o videomonitoramento veio para provar o contrário. A infração é gravíssima e a multa é de R$ 293,47.

Da Redação ODC.
Leia também:
Escolas municipais de ensino fundamental de Campinas terão ar condicionado nas salas de aula