A licitação do transporte coletivo urbano de Campinas está paralisada aguardando a progressão de mais uma etapa. Marcada para o dia 20, essa etapa refere-se à recepção e abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em operar na cidade.
O problema é que os prazos dessa licitação são bem diferentes dos processos anteriores, mesmo com o processo sendo comandado pelas mesmas pessoas de sempre.
De olho no edital de 2005, o chefe da comissão de licitação foi Wilson Folgozi, que já foi secretário de transportes de Jundiaí e depois voltou para a Emdec e está lá até hoje.
Ou seja, o que estranha é que as mesmas pessoas de 2005 estão no comando da licitação de agora, porém o enrosco é maior. Na época o prazo entre a publicação do edital e a entrega dos envelopes foi de 45 dias.
Agora, com a republicação depois das correções sugeridas pelo Tribunal de Contas do Estado, o prazo dado foi de 68 dias, o que não se justifica pois quem for participar vai entregar o envelope com 5 ou 50 dias.
Tudo isso causa muita estranheza e parece ser proposital por algum motivo, mas a chance da Emdec fazer as mudanças e melhorias necessárias no transporte de Campinas já foi dada. É só aguardar para ver se será aproveitada.
José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: Linha 316 será esticada até o bairro Campo Florido; Outras 5 linhas mudam de horário