Começa aplicação de vacina contra meningite bacteriana como reforço em Campinas

Começou nesta terça-feira, dia 1 de julho, a aplicação da vacina meningocócica ACWY como reforço contra a meningite bacteriana para crianças de 12 meses. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e o imunizante está disponível nos centros de saúde (CSs) da cidade.

Para tomar a vacina, não há a necessidade de agendamento prévio. O esquema vacinal com duas doses da vacina meningocócica C, para crianças aos três meses e cinco meses, continua mantido. A ACWY garante proteção contra a meningite bacteriana causada pelos sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis.

Antes disso, a vacina já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos em dose única ou reforço, de acordo com o histórico de vacinas. O objetivo do novo esquema vacinal é ampliar a proteção contra a doença.

Até o momento, a cidade de Campinas registrou 19 casos de meningite bacteriana, com seis mortes. No ano de 2024 foram 80 casos detectados, com 21 mortes.

O imunizante está disponível nos CSs de Campinas. Para receber é necessário apresentar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação, se tiver.

Da Redação ODC.
Leia também:
Para sua alegria, os horários de férias estão de volta!