Começam as atividades do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Começou o mês de novembro e com ele a campanha do Novembro Azul, que busca conscientizar a necessidade dos exames de próstata para evitar a proliferação do câncer.

A doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve registrar 70 mil novos casos este ano no Brasil.

O presidente da Rede, Sérgio Bisogni, lembrou que homens, por questões culturais, se cuidam menos, ao contrário das mulheres que frequentam o médico desde a puberdade.

“O homem vai ao médico quando tem algum problema específico. Mas é preciso criar uma rotina anual de consultas e exames para que a detecção seja precoce”, disse.

“Homens a partir do 50 anos devem procurar o médico para a consulta, exame de PSA e de urina anualmente. Se houver histórico familiar de câncer de próstata, a ida ao médico deve ser a partir dos 45 anos”, afirmou.

O urologista e coordenador do serviço de urologia da Rede Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira, informou que, nas fases iniciais, o câncer de próstata é silencioso, assintomático e por isso procurar médico anualmente para exames é essencial.

“O câncer de próstata é o mais tratável. Desde os casos iniciais, passando pelos avançados, com metástase, existe tratamento que consegue curar a maioria dos pacientes. Temos uma taxa de até 95% de cura quando diagnóstico precocemente. Mesmo para aqueles que têm a doença mais avançada é possível controlar e melhorar a qualidade”, afirmou.

O Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Campinas também se apresentou na abertura do Novembro Azul no Mário Gatti.

No dia 19, às 9h, na sala multiuso do 1º andar do prédio administrativo do hospital, o coordenador setorial do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), Cosmo José Alves, ministrará aula sobre o papel do gestor na saúde de sua equipe, voltada aos gestores da Rede Mário Gatti.

Também ficarão disponíveis nos televisores do pronto-socorro adulto do Mário Gatti, recortes da entrevista realizada pelo setor de mídias da Rede, com o urologista Edson Soares Bezerra.

Da Redação ODC.
Leia também:
Equipes da Prefeitura de Campinas visitam 21 bares na região do Taquaral para avaliar excesso de barulho

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Podcast InterBuss ODC

  • Terminal BRT Santa Lúcia aberto. E agora, o BRT de Campinas vai dar certo?

Últimas postagens