Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Como é transmitida a malária?

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Depois da notícia de que a atriz Camila Pitanga e a filha estão com diagnóstico positivo para malária, a preocupação do brasileiro passou a ser: como é transmitida a doença?

      Por isso, vamos entender o que é a doença, quais os sintomas, e quais as medicações que são aplicadas.

      O que é a malária?

      A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.

      Toda pessoa pode contrair a malária.

      Caso não seja tratado adequadamente, o indivíduo pode ser fonte de infecção por meses ou anos, de acordo com a espécie parasitária.

      Quais os sintomas da malária?

      Os sintomas mais comuns da malária são:

      • febre alta;
      • calafrios;
      • tremores;
      • sudorese;
      • dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

      Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

      Como é transmitida a malária?

      A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer.

      Apenas as fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles são capazes de transmitir a malária.

      O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água, e não é uma doença contagiosa.

      Importante!

      A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

      Após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.

      O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; a idade e o peso do paciente; condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; além da gravidade da doença.

      Fonte: Ministério da Saúde