Concluída reforma dos sanitários do Terminal Central em Campinas

·

·

·

Tags:

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) concluiu melhorias nos banheiros feminino e masculino do Terminal Central e reabriu os espaços para utilização dos usuários na terça-feira, 20 de dezembro.

Os pisos e revestimentos foram substituídos e o espaço recebeu nova pintura. Os vasos sanitários e mictórios foram reformados, sendo que os banheiros femininos receberam novos assentos. Novas torneiras foram instaladas e as portas foram recuperadas e pintadas.

As instalações elétricas e hidráulicas foram revisadas. Assim como já ocorre em outros terminais, um sistema de reuso da água utilizada nas torneiras foi implantado para reutilização nos mictórios masculinos.

As obras foram realizadas com mão de obra própria da Emdec e de reeducandos, que realizam a manutenção de terminais, abrigos e pontos de ônibus, por meio de convênio com o Governo do Estado.

Histórico

O projeto de revitalização e zeladoria de terminais urbanos já contemplou os terminais Padre Anchieta e Barão Geraldo, com melhorias na infraestrutura e acessibilidade, reforço da sinalização viária e da comunicação visual.

Em outubro, o Terminal Central recebeu melhorias de infraestrutura, no contexto do fechamento do espaço para uso exclusivo dos usuários. O meio-fio e o piso tátil das plataformas de embarque e desembarque receberam nova pintura. Os gradis que delimitam as plataformas foram reformados e pintados.

A iluminação foi reforçada por refletores LED, mais econômicos e de maior durabilidade. Os bancos de concreto foram substituídos por bancos de madeira com encosto, proporcionando mais conforto na espera pelos ônibus.

Fechamento proporciona conforto e segurança aos usuários

No início de outubro, o Terminal Central passou a ser um espaço exclusivo para usuários, com o fechamento do espaço. O acesso passou a ocorrer mediante o pagamento prévio da tarifa nas catracas eletrônicas instaladas nas entradas.

A medida ampliou a segurança e o conforto aos usuários do transporte público coletivo, além de favorecer a manutenção e conservação do espaço. Uma passarela de pedestres foi construída para viabilizar o fluxo de pessoas que utilizam o comércio informal nos arredores do terminal.

Um sistema diferenciado de pagamento da tarifa foi implantado – 80% do valor é debitado nas catracas instaladas nos acessos e os 20% restantes são debitados de forma embarcada, com entrada pela porta dianteira dos ônibus.

Inaugurado em dezembro de 1985 e reinaugurado em maio de 2009, o Terminal Central está localizado na Rua Cônego Cipião. Pelo espaço, que é o principal terminal urbano da cidade, circulam 40 linhas de ônibus do transporte público coletivo. Juntas, elas transportaram, no mês de novembro, mais de 91,1 mil passageiros em dias úteis.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Nutrólogo dá dicas para evitar intoxicação alimentar na temporada de festas