*Por Felipe Pereira
É o que apontam dados levantados pelo próprio órgão sobre os atendimentos gerais do Conselho Tutelar de Campinas entre 2016 e o ano passado.
Em 2019, só para se ter uma ideia, foram realizados 2.835 atendimentos no Conselho Tutelar Sul, entre vagas em escolas de ensino infantil, vagas em ensino fundamental e médio, notificações para comparecimento ao Conselho e atendimentos diversos.
Já em 2020, foram 1.002 atendimentos. A queda é de 64,5%.
Campinas tem 25 conselheiros, que tomaram posse em janeiro de 2020.
Os atendimentos presenciais também caíram: em 2019 foram pouco mais de 8 mil, contra cerca de 4 mil em 2020.
Antes fosse só a pandemia o motivo
Os dados apontam uma situação ainda pior: é fato que a pandemia de coronavírus prejudicou os atendimentos presenciais e uma série de outros fatores, mas a queda de atendimentos é gradativa desde 2017.
Veja os dados:
- 2016: 2.983 atendimentos
- 2017: 3.136 atendimentos
- 2018: 3.105 atendimentos
- 2019: 2.835 atendimentos
- 2020: 1.002 atendimentos
A queda também se reflete nas demais regiões, mas em menor intensidade que na região Sul.
A atuação do Conselho Tutelar no caso do menino é extremamente questionada.
Após uma auditoria interna ordenada pelo prefeito Dário Saadi, será possível saber o que será feito para corrigir novas distorções.