Coral de usuários da ABC se apresenta no Arte e Cultura 2024, projeto idealizado pela Fundação Feac

O coral de crianças e adolescentes da Associação Beneficente Campineira (ABC) de Campinas irá se apresentar nos dias 21, 22 e 23 de outubro, pelo projeto Arte e Cultura Edição 2024, com realização da Fundação Feac. As duas primeiras apresentações serão realizadas no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi e a terceira será realizada no Teatro Castro Mendes. A ação está sendo realizada em parceria com a entidade Casa Maria de Nazaré.

As sessões de apresentação, tanto no Teatro Oficina do Estudante, quanto no Castro Mendes são gratuitas.

O Projeto Arte e Cultura 2024, é uma iniciativa cuja seleção de entidades é feita por edital anual. O projeto Arte e Cultura tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, comunitários, bem como a convivência e o aprendizado cultural e tem como foco a inclusão, acesso à arte e à cultura, por meio de um musical multiartístico, intergeracional e inclusivo interpretado por crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, com ou sem deficiência.

“O Projeto Arte e Cultura, que este ano completa sua décima edição, tem papel de extrema relevância nas comunidades atendidas. Ao terem acesso à cultura por meio do teatro, não apenas estamos dando acesso, mas apresentando novas formas de se expressar, de relacionar, de empoderamento. A melhoria do capital social dessas pessoas e de suas famílias é um pilar essencial do processo de desenvolvimento territorial. Participarem de uma peça de alto nível de estrutura e se apresentarem em grandes teatros é um direito delas”, afirma Rafael Moya, gerente de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC.

Com a apresentação de outubro de 2024, a ABC chega a sua segunda participação no projeto. Em 2016, a entidade levou o grupo de sapateado da ABC, com a apresentação de crianças e adolescentes atendidos na unidade do São Marcos, região dos Amarais.

Espetáculo Teatral

O projeto Arte e Cultura chega à sua reta final com o espetáculo “Maroquinhas FruFru”, de Maria Clara Machado, com adaptação de Daniela Fischer, que será apresentado nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Após 10 meses de ensaios, mais de 150 artistas, entre crianças e adolescentes, estão prontos para brilhar no palco.

“O processo de ensaio está sendo bastante intenso. Eu percebo que para a diretora, a Daniela, é bem intensa. Dá para ver que ela tem bastante experiência. E a gente percebe o resultado final chegando. O processo de ensaio meu com as crianças foi bastante tranquilo”, explica Saraswati Dassi, oficineira de Musicalização da ABC.

As apresentações, ensaios e bastidores serão documentados por uma equipe de cinegrafistas e após as três apresentações, as crianças que se apresentaram, irão participar de uma sessão de cinema, onde poderão conferir na tela o processo de trabalho em um divertido cine-pipoca.

“A expectativa dos alunos é grande, essa turminha, salvo duas exceções, nunca tinham participado de uma peça de teatro assim e também nunca tinham estado no Teatro Oficina do Iguatemi. A experiência como um todo é muito rica e eu acho que ensina muito para as crianças sobre disciplina e sobre a importância do trabalho duro. Mas eles estão com a expectativa bastante alta para apresentar. Ficam nervosos, nunca passaram pela experiência, então eles não veem a hora. Como eles não têm experiência nenhuma, muitas dúvidas, muitas perguntas sempre, mas agora no final do processo eles já estão mais tranquilos”, finaliza a regente.


Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Podcast InterBuss ODC

  • Terminal BRT Santa Lúcia aberto. E agora, o BRT de Campinas vai dar certo?

Últimas postagens