Crescem reclamações sobre ar condicionado muito gelado nos ônibus de Campinas

O ar condicionado nos ônibus urbanos de Campinas continuam sendo um motivo de discórdia entre os passageiros. Enquanto muitos pediam veículos com esse equipamento, outros simplesmente reclamam.

Há um crescente número de passageiros reclamando do ar gelado dentro dos ônibus, e pedem que as janelas sejam abertas. O problema é que alguns coletivos que chegaram têm vidros colados, ou seja, não tem como abrir janela.

Além disso, quando o ar condicionado está funcionando, as janelas devem permanecer fechadas por conta do motor do equipamento. A única exceção é o lote de carros da Itajaí, que tem ar condicionado movido a energia solar e que possibilita trabalhar com as janelas abertas.

A Emdec já recebeu reclamações acerca da temperatura “excessivamente baixa” do ar condicionado de várias linhas, envolvendo todas as empresas do sistema.

A questão é: se tem ar condicionado, reclama. Se não tem ar condicionado, reclama também. Para piorar, há passageiros que abrem a escotilha de emergência dos ônibus sem janelas.

Esse tipo de atitude ajuda a prejudicar os motores do ar condicionado, fazendo com que os mesmos fiquem rapidamente danificados. Tais escotilhas devem permanecer fechadas.

Até o momento, todos os ônibus novos que chegaram neste ano na cidade são equipados com ar condicionado, e todos devem estar funcionando, com temperatura média regulável de acordo com a temperatura ambiente.

Se está muito calor do lado de fora, do lado de dentro a temperatura será reduzida, e vice-versa. Há também a possibilidade de apenas ventilar internamente.

Da Redação ODC.
Leia também:
Carrefour do Campinas Shopping encerra atividades uma semana antes do previsto