Curiosidades | Grupo coleta urina em banheiros públicos para usar como fermento de pão

 Curiosidades | Grupo coleta urina em banheiros públicos para usar como fermento de pão

Um grupo de engenheiros franceses se uniram para um projeto no mínimo curioso: coletar restos de urina feminina em banheiros públicos para produção de pães.

A justificativa é de que o excremento é um “ótimo fertilizante” para a produção de pães. A ideia foi da padeira, engenheira e ecofeminista Louise Raguet.

Antes de ser usada, a urina é tratada várias vezes e é diluída 20 vezes antes da aplicação nos pães. De acordo com ela, tudo é levado em consideração de acordo com a ciência e não há nenhum problema contra a saúde do consumidor.


“As pessoas realmente não sabem o que está acontecendo por trás do vaso sanitário. Tudo deve desaparecer como se fosse mágica, estivesse oculto. Quando você faz xixi na água, as estações de tratamento removem os nutrientes. Eles não retornam à terra. O sistema não é circular.”, disse Raguet em entrevista a um site local.

O uso da urina para a fabricação de pães leva em consideração as propriedades particulares de absorver nitrogênio, potássio e diversos outros nutrientes do solo ainda permitem a economia de mais de 700 toneladas de nitrogênio de fertilizantes sintéticos, tornando o produto mais natural e, consequentemente, saudável.

O objetivo também é valorizar o corpo feminino e usá-lo como ferramenta de preservação ambiental. A coleta da urina serve como empoderamento e criou um sistema para reduzir o tempo de espera nos banheiros: o urinol Marcelle.

Da Redação ODC.
Fonte: Mega Curioso
Leia também: Criança escreve bilhete para a mãe avisando que padrasto abusa dela em casa

Outras notícias