A cidade de Campinas possui uma grande variedade em sua frota de ônibus, sendo que há muito mais veículos de motor dianteiro do que de motor traseiro. O ideal, obviamente, é que os ônibus sejam de motorização traseira ou central, pois leva menos ruído para o passageiro e para o motorista, são mais confortáveis e preparados para o transporte de pessoas, porém o preço faz com que os empresários comprem apenas veículos de motor dianteiro.
Os ônibus de motor dianteiro são muito mais baratos que os de motor traseiro, além de terem a revenda muito mais fácil. Geralmente o destino dos veículos de motor traseiro é o desmanche, ou seja, a empresa vai ganhar apenas alguns trocos que serão pagos pela pessoa que vai desmanchar o ônibus, enquanto o de motor dianteiro, passado o prazo de validade de operação na cidade onde detém contrato, ele pode ser vendido para empresários de outras cidades, para uso de rural, escolar, etc, ou seja, o empresário ganha mais com essa revenda.
É por isso que as cooperativas trazem tantos ônibus do Rio de Janeiro para Campinas: são ônibus com motor dianteiro e muito baratos, mas muitos deles com alto índice de corrosão por conta da maresia. Chegando aqui, os veículos geralmente são reformados para poderem entrar novamente em operação. Lá no Rio de Janeiro a renovação da frota é muito rápida, por isso sempre têm ônibus à venda, muitos com idade baixa, o que chama a atenção de empresários e perueiros.
Mesmo não sendo tão bom para o motorista e nem para o passageiro, o ônibus de motor dianteiro é o preferido do empresário pelo preço e pela facilidade de revenda.
Da Redação ODC.