Curiosidades | Quais as dificuldades visuais de quem é daltônico?

 Curiosidades | Quais as dificuldades visuais de quem é daltônico?

O daltonismo, também conhecido com discromatopsia, é uma alteração visual onde as pessoas portadoras dessa síndrome não possuem a capacidade de distinguir todas ou algumas cores.

Quem é daltônico, em sua maioria, tem dificuldade em distinguir a cor verde da cor vermelha. Muita gente acha que quem é daltônico é cego, o que não é verdade. Quando você fala que é daltônico, a pessoa acha que você não enxerga direito.

Na verdade o daltônico enxerga todas as cores que existem, porém por conta de uma alteração genética ele não consegue distinguir ou reconhecer todas elas, sendo a verde a mais difícil de ser identificada.


Acredita-se que 7% dos homens e 1% das mulheres de todo o mundo são daltônicas. Apesar dessa dificuldade no reconhecimento de certas cores, o daltônico possui o privilégio de ter uma visão noturna mais aguçada, além de ter maior poder de reconhecimento de elementos semiocultos, como situações em que a pessoa ou o objeto está camuflado.

Há relatos de que na Segunda Guerra Mundial as análises de fotos aéreas eram melhor feitas por pessoas que eram daltônicas. Mulheres daltônicas conseguiriam ver uma faixa maior de cores.

Então é isso, daltônico não deixa de ver as cores, só as não distingue.

Da Redação ODC.

Outras notícias