Damares vem a Campinas e diz que Conselho Tutelar tem que ser ampliado

     Damares vem a Campinas e diz que Conselho Tutelar tem que ser ampliado

    O fortalecimento da rede protetora da criança e do adolescente e a reorganização da estrutura territorial do Conselho Tutelar em Campinas foram os destaques na reunião entre o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

    O caso do menino de 11 anos, que sofreu maus-tratos e foi resgatado pela Polícia, em Campinas, trouxe à tona a discussão sobre a ampliação e o fortalecimento de políticas públicas e as formas de trabalho dos entes envolvidos na proteção e no bem-estar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

    A ministra Damares Alves sugeriu a ampliação de unidades de Conselho Tutelar em Campinas e a importância de disponibilizar recursos, do Ministério e por meio de emendas parlamentares, para equipar os Conselhos.

    “Reconhecemos a rede de proteção de Campinas, uma das melhores do país, e referência para o Brasil. O momento não é o de desqualificar e desconstruir o trabalho do Conselho Tutelar e de outros setores da rede de proteção e sim fortalecer ainda mais. Se houve algum problema, isso será resolvido.”, considerou a ministra.

    “O mais importante, neste momento, é a necessidade de reorganizar e redistribuir o atendimento dos Conselhos, que atualmente é por região. Estamos avaliando a situação de vulnerabilidade social nas regiões para estabelecer a melhor divisão territorial para cada Conselho Tutelar”, disse o prefeito, Dário Saadi.


    Depois dessa reorganização, completou o prefeito, o compromisso é estudar a ampliação de unidades do Conselho.

    O município conta, hoje, com cinco conselhos tutelares, totalizando 25 conselheiros.

    Cada conselho atua numa região da cidade: Leste, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte.

    São órgãos encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

    Outras notícias