O reajuste das tarifas do transporte público em Campinas gerou muitas críticas dos usuários, principalmente por conta da qualidade do serviço prestado. As reclamações são muitas.
A população reclama que o reajuste veio, mesmo que abaixo da inflação do período, justamente depois das eleições municipais, insinuando que a prefeitura esperou o período eleitoral passar para subir o valor.
O prefeito Dário Saadi disse em sua cerimônia de posse para o segundo mandato que o transporte é um dos seus principais desafios, o que vai totalmente de encontro ao que fez nos primeiros quatro anos.
O setor ficou completamente abandonado pela prefeitura nos últimos anos. Mesmo com a Emdec tentando fazer alguma coisa, como a implantação efetiva do BRT, Dário deu a canetada final em quase tudo, mandando “esperar”.
Hoje, por causa de Dário, Campinas tem um BRT extremamente capenga e mal operado. Os projetos de implantação efetiva seguem parados pois Dário acredita que “muita mudança pode desagradar a população”.
Infelizmente, por conta desse pensamento provinciano, a Emdec acabou ficando com todo o ônus dessas atitudes, gerando muitas reclamações da população. Hoje, o BRT de Campinas pode ser considerado um dos piores do país.
Caso Dário desse a liberdade necessária para a Emdec implantar as mudanças necessárias, mesmo com a frota antiga em operação, o transporte de Campinas hoje estaria melhor, ou menos pior.
A licitação do transporte também é outro ponto fundamental para a “virada da chave”. É sempre importante lembrar que isso vem sendo empurrado com a barriga desde 2018, quando a Emdec ainda estava sob o comando de Carlos José Barreiro, hoje na Infraestrutura.
Mesmo com toda a enrolação do governo Jonas Donizette, nada mudou de forma efetiva. Espera-se que neste ano alguma coisa saia do papel pois a população não aguenta mais um transporte tão ruim.
Da Redação ODC.
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