O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou na última terça-feira, dia 22/07, a carta de adesão ao Pacto das Cidades Antirracistas. A carta tem quatro compromissos propostos, por sinal todos já cumpridos pela cidade.
O evento reforça também o conjunto de ações estratégicas que já estão em andamento em Campinas com a participação das secretarias, autarquias e empresas municipais.
As políticas abrangem as áreas de:
saúde,
educação,
cultura,
empregabilidade,
direitos humanos,
comunicação e
segurança pública.
Compromisso cumprido
Como uma das cidades signatárias do pacto no Estado de São Paulo, Campinas foi um dos municípios que inspirou e apoiou o projeto desde o início de sua construção.
Entre os compromissos cumpridos estão:
a criação do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial,
o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial,
implantação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PlaMPIR) e adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
O projeto Cidades Antirracistas é fruto do trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo, do Ministério Público de São Paulo (MPSP). O trabalho é desenvolvido com o apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).
A adesão dos municípios paulistas contribui para a promoção da igualdade racial e para garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância.
Da Redação ODC.
Leia também: Terminais de ônibus de Campinas são mal sinalizados e faltam informações ao usuário