Dário Saadi termina primeiro mandato com a vergonha de não ter concluído o BRT, mesmo com tempo sobrando

Uma das maiores vergonha do governo Dário Saadi se consolida nesta terça-feira, último dia do ano de 2024. Dário passou quatro anos no governo e não conseguiu entregar o fim das obras do BRT.

Além disso, várias outras obras estão em andamento e em atraso, porém as do BRT representam o fracasso de um modelo que já começou errado na segunda metade da década passada.

Quando a obra do BRT foi iniciada, ainda sob a responsabilidade da Emdec que tinha em sua presidência o engenheiro elétrico Carlos José Barreiro, foi utilizado um modelo que se tornaria um verdadeiro fracasso.

A empreiteira que vencesse a licitação iria executar a obra e fazer o projeto executivo ao mesmo tempo, além de ter que fazer tudo de uma vez, ao invés do óbvio, que seria por lotes.

As obras já começaram erradas, transformando a cidade de Campinas em um enorme e desnecessário canteiro de obras. Enquanto trechos ficaram abandonados por anos, outros foram sendo concluídos a passos de tartaruga.

A enrolação proposital começou ainda no primeiro mandato do prefeito Jonas Donizette. As obras eram para serem iniciadas nesse mandato, mas ficaram apenas para o início do segundo mandato. Passaram quatro anos, e nada das obras serem concluídas.

Começou o primeiro mandato de Dário Saadi e as obras seguiram de forma extremamente lenta. Agora, o primeiro mandato e a obra ainda não foi concluída. O pior de tudo isso é que mais uma vez o prazo foi expirado.

Em junho do ano passado foi assinado um contrato para conclusão das obras abandonadas do BRT no Ouro Verde, com prazo de conclusão de 12 meses, e mais 3 meses para a certificação.

Todos os prazos terminaram no final de outubro e até agora há locais parados e estragando. Há diversas partes na estação Vida Nova e no novo Terminal Ouro Verde estragando e enferrujando sendo que já poderiam estar em uso.

Dário vai começar o segundo mandato carregando o fardo e a vergonha de não ter concluído o BRT, mas pelo jeito não está interessado nisso, tanto que manteve em seu governo o secretário Barreiro, que continua enrolando com as obras do Mercado Municipal e do Centro de Convivência.

Da Redação ODC.
Leia também: Forte chuva que caiu sobre Campinas na sexta passada teve 70 ocorrências registradas

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens