Depois de muita enrolação, finalmente sairão do papel os ônibus elétricos de Hortolândia

A cidade de Hortolândia deverá receber seus primeiros ônibus elétricos no ano que vem. Esse papo já é antigo, mas desta vez parece que a compra foi pra valer.

Os modelos comprados, até o momento, ainda não foram confirmados para a imprensa, mas de acordo com apurações feitas pela equipe do ODC, deverão ser da chinesa Ankai, que já colocou veículos em testes em algumas cidades da região.

O que foi anunciado na semana passada, em cerimônia no Paço Municipal da cidade, é que a atual Estação de Transferência Pinheiros, completamente subutilizada, será reaproveitada como um novo terminal.

No local deverão ser instalados os carregadores elétricos para os novos ônibus. Dali deverão também partir esses mesmos ônibus. Ainda não se sabe se os veículos irão circular em apenas uma linha ou em outras.

Outra dúvida em relação a essa operação é se ela será feita pela prefeitura ou pela atual concessionária do sistema, no caso a Lirabus. Ao que ficou subentendido, tudo deverá ficar a cargo da prefeitura.

Não é de hoje que a prefeitura de Hortolândia fala nesses ônibus elétricos. O papo começou com troca da frota inteira, depois reduziu para 20 coletivos, depois 15, depois 10 e no fim o martelo foi batido em apenas oito carros.

Apesar do número pequeno, ele representa 20% de toda a frota de ônibus municipal, que tem hoje cerca de 40 coletivos em operação. A maior parte da frota faz linhas metropolitanas, que fica de fora do projeto.

Os motoristas que irão operar esses ônibus elétricos deverão passar por uma capacitação, a ser feita pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia, em regime de parceria com a prefeitura.

Da Redação ODC.
Leia também:
Praça de Esportes no Ouro Verde é reformada e retoma programação de atividades; Confira