Depois de muitos pedidos, Emdec inicia testes com semáforos “temporizados” em Campinas

Depois de muitos pedidos, sobretudo de motoristas de ônibus urbanos, a Emdec iniciou os testes de semáforos equipados com temporizadores. Duas unidades foram colocadas em cruzamentos da Avenida das Amoreiras em Campinas.

O semáforo é do mesmo modelo que já existe há décadas no Norte do Paraná, que começou a implantação desse modelo de controlador. Luzes adicionais na lateral trabalham de forma regressiva.

Assim que forem apagando cada uma das luzes laterais, os motoristas já ficam cientes de que o tempo de abertura está se aproximando, ou então o tempo de fechamento também.

Motoristas de ônibus já tinham pedido a implantação desse tipo de semáforo por conta dos coletivos articulados, que acabam sendo autuados em radares por conta do seu tamanho.

Se o motorista passa pelo semáforo no final do tempo verde, a chance da parte traseira passar durante a fase vermelha é muito grande, e o temporizador ajuda a corrigir essa distorção, dando tempo de opção para o motorista tomar a decisão de passar ou não pelo semáforo.

De acordo com a Emdec, os semáforos funcionarão em caráter experimental por 30 dias, ou seja, como começou no final do mês passado, os testes deverão ser finalizados nesta semana.

O primeiro equipamento foi colocado no cruzamento da Avenida Mirandópolis, perto do Supermercado Savegnago, e o outro no cruzamento com a Rua Dante Alighieri.

O investimento total foi de R$ 34,5 mil, curiosamente muito menos que qualquer outro conjunto semafórico instalado nesta gestão.

Da Redação ODC.
Leia também:
McDonald’s oferece 90 vagas de emprego em Campinas e Valinhos