Dia Mundial de Combate à Aids terá ações durante todo o dia de hoje no Largo da Catedral em Campinas

·

·

·

Tags:

O Dia Mundial de Combate à Aids será lembrado nesta quinta-feira, 1º de dezembro, com ações na Praça José Bonifácio (Largo da Catedral Metropolitana), no Centro de Campinas. Durante todo o dia serão realizados testes rápidos e fornecidas orientações ao público, e também haverá um ato público.

A iniciativa é da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Terra das Andorinhas, com apoio da Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Saúde. A ação faz parte da “8ª Campanha Viva Melhor: Prevenção Combinada do HIV, outras IST e Hepatites Virais” que é alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A primeira atividade ocorrerá das 9h às 14h. Além da possibilidade de fazer testes rápidos de HIV, quem quiser também poderá receber aconselhamento sobre HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. A equipe também distribuirá preservativos masculinos (externos), preservativos femininos (internos) e folders de conscientização.

À tarde, das 15h às 18h, um ato público com o tema “Não ao Estigma e ao Preconceito” destacará a importância de enfrentar e combater toda forma de estigma e discriminação relacionada ao HIV, e de dar voz às pessoas vivendo com HIV/Aids. Haverá falas de estudantes, ativistas e representantes da sociedade civil, além de música e dança.

Já na noite do dia 2 de dezembro, sexta-feira, das 19h às 22h, a equipe estará na Praça Bento Quirino, levando também a testagem rápida de HIV e ações de prevenção ao HIV/Aids, sífilis e hepatites.

Instituído pela Assembleia Mundial de Saúde em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Combate à Aids, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção da doença. No Brasil, atividades marcam o dia desde 1988.

Campinas possui um Programa Municipal de IST, HIV/Aids e hepatites virais. Entre suas atividades estão os serviços do Centro de Referência em IST, HIV/Aids e hepatites virais, que funciona na Rua Regente Feijó, 637. No local, há um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), farmácia, acolhimento e um ambulatório. Saiba mais no site: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centro-de-referencia-em-ist-hiv-aids-e-hepatites-virais-dra-silvia-brandao-bertazolli-bellucci-+

As informações são da Prefeitura de Campinas.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Cresce o número de carros por assinatura no Brasil em 2022