O quadro de linhas com maior número de passageiros transportados em Campinas simplesmente mudou completamente desde o início da pandemia. Os números fazem parte da planilha de dados da Emdec acessados pelo ODC.
212 – 311.282
249 – 234.508
385 – 233.472
131 – 197.857
117 – 190.325
133 – 186.344
316 – 185.910
213 – 185.570
345 – 173.573
190 – 171.272
Já em abril de 2020 essa lista mudou completamente:
131 – 174.500
212 – 132.936
190 – 99.540
213 – 98.317
117 – 97.270
316 – 81.746
120 – 72.270
345 – 70.832
229 – 62.981
333 – 60.521
Em maio de 2021, a lista começou a voltar a ser o que era antes:
212 – 273.104
131 – 272.376
385 – 160.133
117 – 153.640
316 – 148.635
190 – 144.494
249 – 138.481
213 – 136.381
229 – 135.874
120 – 124.201
O total de passageiros transportados pelas 10 linhas que mais carregam é o seguinte:
Fevereiro de 2020 – 2.070.113 – 17,65% do total
Abril de 2020 – 950.913 – 25,22% do total
Maio de 2021 – 1.687.319 – 22,44% do total
Os números acima mostram que os passageiros foram concentrados em um menor número de linhas, já que mais de 1/5 de todo mundo que usou ao menos um ônibus em maio de 2021 andou em uma das 10 linhas com maior demanda, indicando que há mais ônibus operando com lotação abaixo do ideal.
Sobre os números por linha, considera-se que por muitos meses os passageiros da região do Terminal Ouro Verde foram concentrados unicamente na linha 131 (Terminal Vida Nova / Corredor Central), já que a 133 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e a 121 (Terminal Ouro Verde / Corredor Central) praticamente foram paralisadas, o que indica o aumento exponencial da sua demanda proporcional.
Já as linhas 385 (Shopping Iguatemi / Terminal Metropolitano) e 249 (Shopping Iguatemi / Parque dos Eucaliptos) saíram do ranking por conta do fechamento dos shoppings em virtude da pandemia do novo coronavirus, porém já estão de volta. Deficiências na operação da 131 e da 133 explicam a 120 (Terminal Ouro Verde via Rodovia Santos Dumont) no ranking depois de abril do ano passado.
A linha 117 (DIC VI / Corredor Central) manteve-se nos três rankings, dadas as proporções das demandas. Os números mostram que o sistema de transporte campineiro necessita, urgentemente, de uma reorganização até para melhorar o atendimento para todos, já que, como o ODC afirmou em outras matérias, ainda há muitos ônibus andando vazios e outros superlotados.
Da Redação ODC.
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