Dois fogem da cadeia do 2º DP de Campinas; 1 é recapturado

·

·

·

Tags:

Dois detentos fugiram na tarde desta quinta-feira da cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas, no bairro São Bernardo.

Os dois criminosos escaparam por volta das 16h por uma janela, enquanto aguardavam uma audiência de custódia.

Um deles foi recapturado por volta das 18h no Jardim Santa Eudóxia.

Equipes da Polícia Militar, com apoio do helicóptero Águia, concentraram as buscas pela região do São Bernardo, Vila Industrial e Parque Industrial.

Cães farejadores da PM e da Guarda Municipal de Campinas estão sendo utilizados para tentar encontrar o outro fugitivo.

Imagens com a foto dos dois começaram a circular pelas redes sociais, mas não há confirmação sobre as identidades e nem o motivo pelo qual estavam presos.

Moradores da região devem evitar ficar na rua e trancar as casas.

Qualquer informação de tentativa de roubo de carro, moto ou residência deve ser imediatamente comunicada à Polícia Militar pelo telefone 190.

Não há nenhuma movimentação na cadeia feminina, que fica ao lado do 2º DP. A segurança foi reforçada por questão de protocolo, mas não há nenhum registro de fuga de mulheres ou motim.

Histórico

Em agosto de 1998, 30 presos considerados perigosos fugiram da cadeia cavando um túnel para uma saída lateral. Foi a 12ª vez só naquele ano em que problemas foram registrados no 2º DP. Ao todo, 497 pessoas estavam ocupando espaços onde só cabiam 48.

O governo do Estado então, decidiu fazer uma reforma, que seguiu até 1999. Foi nessa época que surgiu o Centro de Detenção Provisória de Campinas, construída a toque de caixa para evitar as fugas nas delegacias (o 4º DP e o 5º DP também tinham celas, que foram demolidas após a transferência de presos para cadeias estaduais).

Recentemente, houve uma alteração estética na fachada, para se adequar ao novo padrão da Polícia Civil do Estado. Mas, nenhuma reforma interna foi feita.