Economista da XP se reúne com empresários de Campinas

O Lide Campinas promoveu um encontro entre empresários de Campinas e o economista chefe da XP e ex-secretário de Desenvolvimento da Indústria e Comércio e Diretor de Programas no Ministério da Economia, para discutir política monetária, taxa de juros, projeção de PIB, guerra comercial e relações internacionais.

Durante o encontro Caio Megale traçou o panorama sobre os impactos das decisões do presidente Donald Trump no mundo, previsões do câmbio, efeitos na gestão dos negócios no Brasil e taxas de juros. “Com as decisões de Trump, os setores que devem mais sofrer com as taxações são do aço, petróleo e etanol. O impacto macroeconômico não deve ser tão significativo, porém, no nível micro, pode ser mais relevante para as empresas envolvidas no comércio desses setores”, destacou.

Além das tarifas sobre o aço, Megale alertou para os efeitos mais amplos de uma possível escalada protecionista entre os Estados Unidos e outras potências econômicas, como China e União Europeia. “Se tivermos uma guerra comercial muito agressiva, provavelmente o mundo vai crescer menos e ter mais inflação. Um mundo que cresce menos comprando menos os nossos produtos. Não apenas os Estados Unidos, mas a Europa, a Ásia e, principalmente, a China”, completa o economista.

Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, frisou que esse encontro é muito enriquecedor neste momento econômico que o mundo se encontra e para os empresários ter informações de uma especialista como o Caio Megale é um privilégio. “Recebemos o Caio Megale que brilhantemente traçou o panorama econômico mundial e com sua vasta experiencia, inclusive no setor público, trouxe também previsões de mercado”, finaliza Silvia.

O encontro exclusivo para empresários filiados ao LIDE Campinas, aconteceu nesta quinta-feira (27/03).


Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens