Depois de muita demora, o edital de licitação do transporte coletivo urbano de Campinas é republicado nesta sexta-feira, dia 14/07, coincidência ou não, data do aniversário de 249 anos da cidade.
O edital foi suspenso mais uma vez em maio, por conta de 50 questionamentos feitos pelas empresas interessadas ao Tribunal de Contas do Estado. 14 pontos foram considerados passíveis de mudança e agora já foram corrigidos.
Desde 2018 a prefeitura publica o edital de licitação a pedido da Justiça. Na época foi considerado que a licitação de 2005 foi irregular por cercear a participação de outras empresas interessadas.
Muito mal feito, o primeiro edital, ainda da era Carlos José Barreiro na Emdec, foi obviamente barrado pela Justiça. Desde então, o transporte campineiro está em um sistema emergencial. Não se investe em nada e a frota envelhece rapidamente.
Em dezembro de 2022 o edital foi republicado, depois de 90 dias de consulta pública, recebimento de sugestões e 11 audiências públicas feitas em todas as regiões da cidade.
O novo contrato terá 15 anos de duração, prorrogáveis por mais 5, sendo duas empresas ou consórcios para toda a cidade, dividido em dois lotes de 3 áreas operacionais cada.
ONGs internacionais que fizeram parceria com a Prefeitura dizem terem apresentados ‘estudos técnicos’, que por enquanto só atrapalharam a cidade. Vamos ver se desta vez algo de útil foi apresentado.
Hoje Campinas tem 902 ônibus, contando com os das cooperativas, em 215 linhas operacionais.
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