,

Emdec: agora precisamos falar sobre os horários de feriado

Desta vez, decidimos fazer diferente. É como se enviássemos um e-mail para a Emdec desabafando sobre uma situação caótica toda vez que tem feriado em Campinas. A base foi a operação dos últimos dois feriados, 20 de novembro e 8 de dezembro.

Olá, cara Emdec. (Não dá pra chamar de querida porque, né? Motivos óbvios)

É absolutamente insustentável a situação do transporte coletivo de Campinas, e acredito que as cabeças pensantes (supostamente) da diretoria saibam disso. Também é um fato que a nova licitação não vai sair tão cedo, mesmo com os ajustes feitos e a intenção de compra dos malditos ônibus elétricos.

Mas, algo precisa ser feito nos feriados. Ao menos naqueles em que os bancos abrem normalmente, como nos dias 20 de novembro e 8 de dezembro. O que se viu na cidade nesses dias foi um caos. Não que a cidade seja uma maravilha sempre, mas estava pior.

Claro, estamos falando da operação do BRT. Especialmente a do Campo Grande, que é a que mais teve alterações até o momento. Com carros menores rodando, mas o Centro aberto, bancos funcionando e a cidade rodando, o que se viu foi superlotação e extremos atrasos, especialmente na BRT20.

A foto que ilustra esse texto foi tirada no Terminal Central no período da tarde. A fila era imensa, e nem um articulado da BRT25 daria conta (ainda bem que a Campibus não tem como colocar os carros pequenos, senão era bem capaz de fazer isso).

Já passou da hora de criar uma tabela diferenciada para feriados na cidade, e que ela seja divulgada antecipadamente no site. Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo, tem as tabelas de feriado desmembradas das de domingo. Em uma cidade em que tenta se prezar pelo uso do transporte, esperar mais de 1h por um ônibus de linha convencional ou 30 minutos por um BRT é algo impensável.

Concordamos, porém, que num domingo tradicional esses horários possam ser os mais adequados. Mas, como dissemos, não estamos falando de um dia qualquer.

Isso nos leva a outra questão: com as férias escolares, vai haver tabelas diferenciadas para o BRT também? Se isso acontecer, será um erro imenso. Erro maior é não divulgar essa informação com antecedência.

Pensem com carinho.

Atenciosamente,

ODC.


Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens