Emdec e Guarda Municipal promoveram 13 blitzes durante o mês de julho em Campinas

Durante o mês de julho, a Emdec promoveu um total de 13 blitzes em várias vias da cidade. As operações, integradas com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar, buscam reduzir mortes e lesões no trânsito.

Foram computadas 602 autuações, sendo 79,2% aplicadas a 477 motocicletas, 124 a carros e uma a caminhão. No balanço dos primeiros cinco meses de 2024, os motociclistas seguem como as principais vítimas no trânsito, com 17 vidas perdidas.

Ao todo, 1,6 mil veículos foram fiscalizados (577 motos e 1.037 carros) e 174 foram removidos ao Pátio Municipal (143 motos e 31 carros). No ranking das principais irregularidades estão a alteração irregular (descaracterização) no sistema de iluminação, com 74 autuações (12,3%); e irregularidades nos escapamentos (moto barulhenta), que incluem silenciador defeituoso ou inoperante, com 61 autuações (10,1%). As duas infrações são graves, com multa de R$ 195,23. Nas situações de irregularidades em escapamentos, por questões de segurança, não é possível sanar a irregularidade durante as blitze.

A adaptação de faróis de LED em veículos que não possuem esse sistema originalmente de fábrica coloca em risco a segurança e pode causar sinistros, uma vez que o sistema pode ofuscar a visão dos demais condutores. Além da poluição sonora gerada, que afeta principalmente crianças, idosos e pessoas autistas, as chamadas “motos barulhentas” prejudicam a saúde dos próprios motociclistas, causando perda ou dano auditivo.

Na sequência, aparecem a transposição do bloqueio da blitz (40 autuações), veículo com característica adulterada (37), placa em desacordo com a regulamentação (36), pneu liso / “careca” (36) e dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (33). Em geral, os motociclistas que apresentam “rabeta” cortada cometem duas infrações, descaracterizando o veículo e dificultando a visão da placa e do dispositivo retrorrefletivo.

Receberam as operações integradas as vias Celso Silveira Rezende, Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli, Paulo Machado Moraes, José de Souza Campos (Norte-Sul), Cônego Antônio Roccato, José Amgarten, Ruy Rodriguez, Aladino Selmi, Estrada Municipal José Sedano e Washington Luiz.

Além disso houve operações também no Aeroporto de Viracopos, com o objetivo de coibir o transporte clandestino de passageiros por aplicativo e diversas outras infrações de trânsito. 15 veículos foram fiscalizados e cinco autuados a carros de aplicativo.

Da Redação ODC.
Leia também:
Licitação do Transporte em Campinas continua parada; Frota é renovada gradualmente

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens