Emdec e Guarda resgata mais dois cavalos que transitavam próximo ao Terminal Satélite Íris

Publicado em:

A Emdec resgatou mais dois animais que estavam perambulando pelas imediações do Terminal BRT Satélite Íris na última segunda-feira, dia 10/06. A ação foi conjunta com a Guarda Municipal.

Também participou da ação o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA). Dois cavalos estavam próximos ao terminal. Os dois foram encaminhados para o DPBEA, onde foram alimentados, atendidos por um veterinário e identificados.

Além de evitar que os animais invadam a via e coloquem em risco a circulação dos veículos e a própria vida, o esforço preventivo busca alertar e conscientizar os proprietários. As iniciativas consideram o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município (Lei nº 15.449/2017), que aponta a proibição da permanência e a manutenção de grandes animais, soltos ou atados, por cordas ou outros meios, em vias ou em logradouros públicos, parques ou praças públicas.

Em caso de urgências com animais circulando em vias da cidade, que colocam em risco a segurança viária, a população pode acionar a Emdec pelo telefone 118, na opção 1 “Emergências de Trânsito”. Quando acionados, os agentes da mobilidade urbana da Emdec atuam para preservar a segurança viária. O procedimento consiste no acompanhamento dos animais para local seguro, fora da via; e o acionamento do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

É muito comum (ainda) ver cavalos, porcos e outros animais transitando por vias de grande fluxo de veículos em Campinas. Por isso, é sempre necessário redobrar a atenção em avenidas que ainda costumam ter travessia de animais.

Da Redação ODC.
Leia também:
Avenida de Hortolândia passa a ter velocidade máxima permitida de 50 km/h

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré