A Emdec, responsável direta pelo BRT em Campinas, está fazendo uma pesquisa de campo sobre a possibilidade de parada das linhas do novo sistema na Avenida Moraes Salles.
A pesquisa não deixa claro se é um atendimento do pedido da população, que já é quase um clamor público por essa parada, ou se já é algo relacionado à futura estação a ser construída com o dinheiro do PAC liberado pelo Governo Federal.
Não é de hoje que a população pede para que as linhas do BRT parem na Avenida Moraes Salles, e em frente à Guarda Municipal, que é onde está concentrada a maioria do público que usa o modal.
O erro crasso de colocar as linhas BRT10 e BRT11 para entrar duas vezes no Terminal Central infelizmente não deve ser revertido tão cedo. A decisão dessa pataquada aconteceu no dia do início da operação, tanto que no treinamento feito dias antes foi falado que seria apenas uma passagem.
Mas alguma “mente brilhante” dentro da Emdec teve essa “ideia de jerico” e atravanca todos os dias a operação das duas linhas. Uma passagem no Central, depois de fazer a Rótula, seria o correto e ideal. A parada na Moraes Salles seria a cereja do bolo, como a primeira parada no Centro.
Isso acaba forçando a população a continuar usando as linhas antigas, como a 131, 121 e 133. Essas linhas já deveriam ter sido extintas, assim como a 212, que poderia ter o BRT 20 parando em seu ponto quase no cruzamento com a Avenida Francisco Glicério.
Enquanto a Emdec persistir no erro de implantação do BRT, a população será a mais prejudicada, pois está cada vez mais longe de um modal rápido e eficiente, mas que não pode parar onde o povo quer porque a Emdec simplesmente não quer.
Da Redação ODC.
Leia também: Nova linha de ônibus que vai ligar o Ouro Verde ao Vida Nova começará a operar nesta quinta, 15/08