A Emdec deu uma explicação um tanto quanto esdrúxula (para variar) para justificar o fato da Avenida Lix da Cunha não ser mais exclusiva para ônibus fora dos horários de pico nos dias úteis.
“As faixas dedicadas ao transporte público coletivo na Avenida Lix da Cunha passaram a ser exclusivas somente em dias úteis e nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 16h às 19h. A sinalização que indica as mudanças já foi implantada no sentido bairro – Centro e será realizada, também, no sentido oposto. A medida foi tomada pela Emdec para ampliar a fluidez do trânsito no trecho“.
É importante ressaltar que a medida só vale para os dias da semana. Sábados, domingos e feriados, as pistas continuam sendo exclusivas apenas para os ônibus.
A avenida é um dos principais acessos a Campinas pela Rodovia Anhanguera, e por onde passam mais de 75 mil veículos todos os dias.
Fora isso, ao menos 20 linhas de ônibus metropolitanos e 15 linhas do transporte urbano utilizam o corredor exclusivo, que foi construído pelo governo do Estado como parte do Corredor Metropolitano, que segue até hoje incompleto no trecho entre Campinas e Americana.