Emdec faz pesquisa e constata que 90% aprovam o tempo de trajeto e itinerário da linha BRT20 do Campo Grande

Uma pesquisa de opinião realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com 375 usuários da linha BRT20 revelou que cerca de 90% aprovam o tempo de trajeto e o itinerário praticado pela linha. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 16 de fevereiro, nos terminais Campo Grande e Mercado; e nas oito estações atendidas pela linha, nos horários de pico.

A linha BRT20 começou a circular em novembro do ano passado (2022), atendendo a cinco estações e terminais: Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado. Em janeiro deste ano, ampliou o atendimento para 10 estações e terminais no total, realizando paradas também nas estações Rossin, Florence, Roseira (PUCC), Garcia e Aurélia. E, desde segunda-feira, 6 de março, faz o percurso vai e volta.

Composta de seis perguntas qualitativas, três de informações pessoais e um espaço para sugestões, a pesquisa mensurou a satisfação dos usuários quanto aos aspectos operacionais da linha, infraestrutura das estações e orientação prestada pela equipe técnica.

“O resultado mostra que estamos no caminho certo no que se refere à operação técnica da linha, conforto e estabilidade das estações. A ideia é utilizar os resultados e as sugestões recebidas para aprimorar o atendimento aos usuários do transporte público”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O tempo de percurso foi considerado “ótimo” por 22,93% dos entrevistados e “bom” por 66,93% dos usuários. Outros 9,33% avaliaram o trajeto como “regular”. Já o itinerário foi considerado “ótimo” por 20% dos entrevistados; “bom” por 69,87%; e 8,8% dos usuários classificaram o trajeto como “regular”.

O conforto das estações, que considera cobertura e oferta de bancos, por exemplo, foi outro tema abordado. O quesito foi classificado como “ótimo” por 14,13% dos entrevistados; “bom” por 57,87% e regular por 20% dos participantes. Já a acessibilidade das estações obteve 14,67% de avaliações como “ótima”, 70,13% avaliaram o item como “bom” e 12,8% como “regular”.

A comunicação visual das estações e terminais, que garante que as informações sejam prestadas aos usuários, foi avaliada como “ótima” por 19,2% dos usuários; “boa” por 66,93% dos entrevistados; e “regular” por 11,47%. A equipe de Agentes da Mobilidade Urbana e educadores, que orienta os usuários diariamente e nas abordagens educativas, também obteve mais de 90% de aprovação. A postura dos profissionais foi considerada “ótima” por 24,8% dos entrevistados; “boa” por 66,93%; e “regular” por 4,8%.

Dos 375 entrevistados, 35,73% apresentaram sugestões para melhoria dos serviços prestados nas estações e terminais atendidos pela linha BRT20. Entre elas a ampliação do número de bancos e da frota; indicação de melhorias na cobertura das estações; das condições de ventilação; e instalação de bebedouros. A operação aos finais de semana foi apontada por 6,72% das pessoas que apresentaram sugestões.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
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