A Emdec abriu uma sindicância para investigar a si própria e adivinha qual foi a conclusão? Isso mesmo que você pensou: não foi encontrada nenhuma irregularidade na empresa.
Com a resposta óbvia, a Emdec ainda disse em nota que fez a análise detalhada de vários documentos, e por isso a sindicância precisou ser prorrogada, mas mesmo assim, nada teria sido encontrado de irregular.
O que a sindicância poderia verificar é a questão do subsídio, pois essas três permissões que supostamente têm envolvimento com atos criminosos, chegaram a receber dinheiro público para complemento de tarifa.
E esse dinheiro chegou a ir para o tráfico, de alguma forma? Isso não ficou completamente esclarecido e a Emdec deveria investigar, além de punir os envolvidos.
O problema no transporte campineiro é justamente esse: no regime de permissão, que é o das cooperativas, tudo é mais simplório e com menos exigências, além de menor controle, ao contrário do regime de concessão, que é o das empresas.
O ideal seria que tudo fosse licitado e que as cooperativas participassem como empresas, como aconteceu em São Paulo, mas o edital não previu isso e as cooperativas vão continuar do mesmo jeito, em regime de permissão precária.
Vamos ver como que a Emdec vai agir com essas questões depois que o sistema de transporte for licitado. Para esta quarta, dia 20, está prevista a abertura dos envelopes das propostas operacionais. Se nada acontecer antes, o ODC estará lá e transmitirá tudo ao vivo.
José Gaveta – Da Redação ODC.
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