Emdec implanta novos semáforos inteligentes na Vila Padre Anchieta em Campinas

·

·

·

Tags:

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um novo conjunto semafórico no cruzamento da Avenida Cardeal Dom Agnello Rossi com as ruas Dom Humberto Mazzoni e São Matias, no Conjunto Habitacional Padre Anchieta. Os equipamentos contam com a tecnologia ‘inteligente’ e entraram em operação nesta quinta-feira, 19 de janeiro.

Os semáforos possuem câmeras e um sistema que identifica o fluxo de veículos, ajusta o tempo de permanência na fase verde com base na demanda veicular, reduz o tempo ocioso e a espera semafórica. Também contam com focos para travessia de pedestres, acionados por botoeiras.

O cruzamento passou por requalificação asfáltica e recebeu nova sinalização horizontal (solo) e vertical (placas). A semaforização busca ordenar o tráfego veicular e ampliar a segurança na circulação de pedestres e condutores.

A implantação dos semáforos considerou o fluxo de veículos e pedestres. A região contemplada conta com o Terminal Padre Anchieta, a ciclovia Nova Aparecida, imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e instituição de ensino. Pela Avenida Cardeal Dom Agnello Rossi, circulam as linhas 261 (Padre Anchieta I), 263 (Terminal Padre Anchieta) e 265 (Padre Anchieta)

A Emdec investiu R$ 152,5 mil na implantação dos novos conjuntos semafóricos.

Benefícios e histórico

Além de favorecer a fluidez do trânsito e diminuir o registro de lentidões, os semáforos ‘inteligentes’ diminuem os períodos de pico e inibem o desrespeito às fases semafóricas. Os equipamentos não têm como finalidade a fiscalização de trânsito. Assim, eles não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.

Com a ativação do novo equipamento, Campinas alcança 13 semáforos ‘inteligentes’ ativos, com câmeras ou sensores para identificação do fluxo veicular. A tecnologia está disponível em cruzamentos do Centro, Jardim Guanabara, Parque Montreal, Vila Aeroporto, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Vila Industrial, Jardim Madalena, Jardim do Lago e Vila Progresso.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Tragédia de Brumadinho completa 4 anos em 25 de janeiro