Equipes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estiveram nesta segunda-feira (05/12) pela manhã no entorno da Avenida Papa Pio XII e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde vem ocorrendo manifestações contrárias ao resultado da eleição presidencial, para verificar a situação de bloqueio da via pública. Após a intervenção dos agentes, a Avenida Papa Pio XII foi liberada para circulação e assim prossegue. A sinalização que estava no local (cavaletes e cones) foi recolhida para evitar utilização indevida.
Desde o início das manifestações, em outubro, os Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec atuam para garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária, de forma a minimizar os impactos na circulação. Nas abordagens, as equipes priorizaram o diálogo para alcançar a liberação da via em várias oportunidades.
Nos momentos em que houve ocupação da via pública e risco de conflito ou acidentes, a Emdec realizou bloqueios provisórios no entorno da Avenida Papa Pio XII, com foco na segurança. O desbloqueio e a normalização da circulação de veículos ocorriam tão logo a via pública era liberada pelos manifestantes.
Veículos flagrados em situação irregular pelos agentes foram autuados e removidos, incluindo por estacionamento irregular sobre calçadas e praças.
Importante destacar que todas as ações ocorrem de forma a preservar a segurança também dos agentes, que buscam cumprir o seu dever mesmo diante de algumas situações atípicas, tais como remoção da sinalização implantada no local.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Câncer de próstata é a 2ª maior causa de mortes entre homens