Emdec pode aplicar multas também dentro de shoppings; Bom senso deve sempre prevalecer

Os estacionamentos dos estabelecimentos comerciais, incluindo shoppings, também podem ser livremente fiscalizados pelos órgãos de trânsito. No caso de Campinas, pela Emdec.

Nos últimos dias as redes sociais têm debatido a questão das multas em espaços privados. Se alguém usar uma vaga de estacionamento não destinada ao público em geral, a multa poderá ser aplicada normalmente.

Algumas coisas são meio óbvias, pois se não houvesse multas, não haveria necessidade de existirem vagas específicas dentro dos shoppings e outros estabelecimentos.

As vagas de estacionamento, em geral, são separadas para o público em geral, idosos, deficientes físicos, autistas, motocicletas e em alguns casos há até para veículos de maior porte.

O destino de cada uma das vagas deve ser respeitado pelos motoristas. Se uma pessoa jovem parar na vaga destinada aos idosos cadastrados, a Emdec pode multar.

Geralmente as multas são aplicadas quando há blitzes nesses locais, até porque provavelmente a Emdec não fica o tempo todo monitorando e não coloca agentes dedicados nesses centros comerciais.

Porém em caso de denúncias tanto de usuários, através do telefone 118, tanto do próprio centro comercial, a Emdec pode enviar agentes para fazer a fiscalização e se detectada a irregularidade, podem ser feitas aplicações de multas e até chamada de guincho.

Tudo isso poderia ser evitado se as pessoas tivessem um pouco mais de bom senso. Se há vagas dedicadas, elas devem ser usadas unicamente para quem são destinadas.

Dar uma de “esperto” não vai resolver nada. Há muita gente que deixa os carros em qualquer lugar e ainda agem com ignorância quando são abordados pelos funcionários do próprio shopping.

Muito provavelmente, para a Emdec ter ido até o local, alguma coisa já aconteceu antes. Por isso, o bom senso deve sempre prevalecer e não vale a pena tentar dar uma de “esperto”.

As multas são válidas em qualquer lugar, inclusive dentro dos centros comerciais, por isso, vale a pena ficar sempre atento.

Da Redação ODC.
Leia também:
Quando o transporte em Campinas vai começar a melhorar? Veja as previsões