Emdec reforça sinalização em mais de 170 quilômetros de vias em Campinas


O trabalho de reforço da sinalização viária realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alcançou 170,5 km de vias em 2022. Além disso, 7.510 placas foram instaladas, 303 rampas de acessibilidade foram executadas e 44 novos semáforos foram implantados. Outros 99 conjuntos semafóricos existentes foram reconfigurados; e 88 tiveram os tempos reprogramados.

“São ações realizadas continuamente, que promovem mais segurança na circulação de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres; além de prevenir acidentes”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Ao longo do ano, a requalificação da sinalização de solo contemplou 38 bairros inteiros e outros 48 parcialmente. O entorno de 130 escolas também recebeu as frentes de trabalho. No final de 2022, receberam reforço da sinalização horizontal (solo) e vertical (placa) os bairros Jardim Rossin, São Bernardo, Residencial Cosmos, Residencial Colina das Nascentes, Vila Réggio, Jardim Santa Eudóxia, Residencial da Paz, Jardim Fernanda e Campo Belo. Os trabalhos contemplam faixas de pedestres, sinalização de parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas.

Outras ações de segurança viária

Também para ampliar as condições de segurança na circulação de diferentes atores do trânsito, a Emdec implantou 21 rotatórias, 90 redutores de velocidade, três faixas de pedestres em “X” e 44 áreas de espera para motociclistas. Também foram implantadas três lombofaixas, duas na região do Swiss Park e uma na Avenida Paulo Provenza Sobrinho, no Jardim Campos Elíseos.

As minirrotatórias buscam organizar os fluxos viários e reduzir a velocidade em pontos que não possuem semáforos e apresentam potencial risco de acidentes. Receberam os dispositivos os bairros Satélite Íris, Jardim do Trevo, Jardim Melina, Jardim Metanópolis / Campo Grande, Jardim dos Oliveiras / Vila Ipê, Vila Aeroporto, Vila 31 de Março, Jardim Maracanã, Jardim Santa Eudóxia, Barão Geraldo, Jardim Guanabara, Vila União, Parque Shalon, Jardim Bela Vista / Taquaral, Castelo / Jardim Guanabara, Jardim Princesa D’Oeste, Vila Nova Campinas / Cambuí, Chácara da Barra e Jardim do Sol.

Em 2022, 13 locais com índices expressivos de acidentalidade receberam 42 áreas de espera para motocicletas, que delimitam um espaço exclusivo para motociclistas na aproximação semafórica, entre o espaço utilizado pelos demais veículos e a faixa de pedestres.

Já as faixas em X, para travessia na diagonal e priorização do deslocamento ativo, foram implantadas no cruzamento da Avenida General Osório com a Rua Barão de Jaguara; e nos cruzamentos da Avenida Benjamin Constant com as vias Barão de Jaguara e José Paulino.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Dicas de alimentação para prevenção e controle da diabetes

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré