Emdec reforça sinalização no Túnel Joá Penteado em Campinas

·

·

·

Tags:

Entre dezembro e começo de janeiro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçou a sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) no Complexo Viário Túnel Joá Penteado. Em média, 27 mil carros passam pelo local por dia, em ambos os sentidos – 13.758 por sentido.

A medida busca incentivar o respeito à velocidade máxima permitida. O local foi selecionado pela Emdec para receber a ação devido ao alto número de multas aplicadas pelo radar que está localizado no interior do túnel, no sentido Centro – bairro.

A velocidade máxima permitida no local é de 50km/h e, no período de janeiro a novembro de 2022, foram registradas 27.782 multas por transitar em velocidade superior à máxima permitida. Considerando que passam pelo ponto de fiscalização (sentido bairro), 412.740 veículos no mês, cerca de 1% dos veículos que circulam pelo local foram autuados.

“Quando o radar apresenta um número excessivo de multas significa que o equipamento perdeu sua efetividade. Por isso, iniciamos este projeto para intensificar a sinalização, promover a segurança viária e incentivar o respeito à sinalização. Este é um projeto-piloto, vamos analisar os resultados da ação pelos próximos meses e avaliar a sua expansão”, afirma o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

As saídas do túnel, em ambos os sentidos, receberam o reforço na sinalização. No sentido Centro – bairro, antes da revitalização, havia duas placas de regulamentação de velocidade (50km/h) e outras duas destacando a presença de equipamentos de fiscalização eletrônica. Agora, no total, são seis placas de regulamentação de velocidade, sendo duas delas de tamanhos maiores (com 80 cm de diâmetro).

Também há outras quatro placas alertando sobre a fiscalização eletrônica no total, sendo duas localizadas a 200 metros do equipamento e outras duas a 100 metros do equipamento.

A sinalização horizontal (de solo) também foi reforçada, em ambos os sentidos. Legendas com a velocidade máxima permitida na via foram implantadas nas três faixas de rolamento, no sentido Centro – bairro. Além disso, em ambos os sentidos, nas divisões de faixa de rolamento foram implantadas tachinhas. O dispositivo tem a finalidade de tornar o trânsito mais seguro e ordenado.

Balanço de sinalização

Em 2022, 170,5 km de vias do município receberam reforço da sinalização. Além disso, 7.510 placas foram instaladas, 303 rampas de acessibilidade foram executadas e 44 novos semáforos foram implantados. Ao longo do ano, a requalificação da sinalização de solo contemplou 38 bairros inteiros e outros 48 parcialmente. O entorno de 130 escolas também recebeu as frentes de trabalho.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Painéis digitais exibem previsão de chegada dos ônibus