Emdec tem surto de lucidez e cria nova linha de ônibus; Outras duas serão cortadas e melhoradas

A Emdec teve um surto de lucidez, raro por sinal, e otimizou uma das linhas mais esdrúxulas do sistema InterCamp. A linha 173, que sai do Jardim São Vicente e vai até o Parque Itália, será desmembrada.

Outra linha que entrará no balaio é a 244, que também será desmembrada. Para isso, será criada a nova linha 245, que vai ligar a Vila Teixeira ao Parque Itália, passando pelo Centro.

Dessa forma, as linhas 173 e 244 passarão a ser diretas aos seus destinos, no caso o Centro e o Shopping Dom Pedro, respectivamente.

Na Vila Teixeira, o ponto inicial da linha 245 será na rua Mário Nogueira de Almeida, com partidas entre 5h e 23h, em dias úteis. Do Parque Itália, a 245 vai partir da rua Madre Mariana de Jesus de Souza Leite, entre 5h e 22h15 em dias úteis.

Serão dois veículos circulando e os intervalos serão de 35 e 45 minutos em dias úteis. Na região central, a linha vai atender pontos nas avenidas Senador Saraiva, João Jorge, Prefeito Faria Lima e Benjamin Constant.

Novo atendimento agiliza trajetos de três linhas complementares

Na prática, a medida adotada pela Emdec otimiza os trajetos de duas linhas diametrais de maior extensão – a 173 (Jardim São Vicente / Parque Itália) e a 244 (Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro), transformando os atendimentos em três linhas com trajetos mais rápidos. As linhas terão quilometragem e tempos de ciclo mais equilibrados.

O novo atendimento também foi planejado pela Emdec de modo a viabilizar a conexão dos usuários entre as três linhas, atendendo às diferentes demandas de deslocamento.

A 245 vai atender os usuários das regiões de menor demanda e mais próximas ao Centro – Vila Teixeira e Parque Itália. A 173 deixa de atender ao bairro Parque Itália. O tempo de ciclo nos picos, em dias úteis, passa de 66 para 48 minutos e os intervalos de 22 para 19 minutos.

A 244 deixa de circular na Vila Teixeira. O tempo de ciclo nos picos, em dias úteis, passa de 70 para 48 minutos e os intervalos de 20 para 16 minutos.

Isso mostra que a mudança no transporte de Campinas não acontece apenas por falta de vontade da Emdec. É possível mudar muita coisa, mas sem vontade, tudo é empurrado para a licitação.

Da Redação ODC.
Leia também:
Restaurante abre 100 vagas de emprego em Campinas e Valinhos; Veja como participar da seleção