Emdec tenta empurrar culpa do transporte ruim em Campinas falando que aplica multas

A Emdec tenta se eximir de responsabilidade pela má situação do transporte público com a divulgação de vídeos e textos que não mostram a realidade do sistema.

Nesta semana foi publicada um texto em forma de “notícia” alegando que a Emdec aplicou milhões de reais em multas nas empresas de ônibus por descumprimento de cláusulas contratuais.

As multas teriam sido aplicadas tanto nas empresas de ônibus quanto nas cooperativas. De acordo com a Emdec, esses valores são descontados do subsídio público.

Foram 96.745 autuações aplicadas aos operadores do sistema convencional e aos permissionários do sistema alternativo, entre o ano de 2021 até o mês de junho de 2025. A maioria foi motivada pelas situações de faltas de veículos nas viagens.

Na sequência, aparecem as autuações aplicadas por descumprimento das partidas programadas (atrasos) e desvios dos itinerários previstos. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 22,2 mil autuações, 83% delas por viagens não cumpridas (faltas) e 12% por descumprimento de horários (atrasos).

Outras 45 autuações por quebras contratuais, aplicadas aos operadores do sistema convencional, foram processadas no período, relacionadas à idade média da frota (máximo de cinco anos) e à idade máxima do veículo (15 anos para articulados e 10 anos para convencionais e padrons). Estes processos tramitam na esfera judicial, com prazos para ampla defesa.

Essas informações passadas pela Emdec não resolvem em nada os sérios problemas do transporte público em Campinas, e ainda tenta eximir a empresa de qualquer responsabilidade na situação.

É fato que a culpa maior de tudo isso é da própria Emdec e da prefeitua de Campinas, já que a licitação do setor se arrasta há anos, e ainda tende a demorar mais um pouco, por conta dos processos legais.

Dário Saadi passou o seu primeiro mandato enrolando o processo licitatório, venceu a eleição e nada foi feito. A frota está antiga e precisa de uma licitação para que tudo seja renovado. Não há como fazer longos financiamentos com o atual contrato, que está no final.

A cada notícia de problemas na frota, a Emdec agora solta vídeos e textos sem pé e nem cabeça, sempre tentando se eximir da culpa e jogando tudo nas costas das empresas e das cooperativas. Lamentável.

Da Redação ODC.
Leia também:
Apenas 0,09% da população de Campinas deu sugestões de melhorias no transporte