O período de testes das faixas reversíveis implantadas na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), na altura do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, foi encerrado na última segunda-feira, 6 de fevereiro. A operação programada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) foi realizada no sentido bairro – Centro, nos dias úteis 1, 2, 3 e 6 de fevereiro, no pico da manhã, entre 6h e 8h.
Os resultados serão avaliados para a futura implantação definitiva, prevista para o dia 27 de fevereiro. Durante os quatro dias da operação, foram identificados pontos de melhoria e os ajustes estão sendo realizados pelas equipes da Emdec. Haverá reprogramações semafóricas no trecho posterior à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Além disso, o deslocamento no trecho posterior às faixas reversíveis, desde a altura da PUC-Campinas até a Avenida Transamazônica, será estudado pela equipe técnica para ampliar a fluidez. Placas móveis de orientação aos motoristas serão confeccionadas para reforçar a segurança no trecho.
Resultados
A Emdec realizou uma estimativa do tempo de percurso para mensurar os resultados da operação experimental de faixas reversíveis. Foi considerado o trecho anterior ao ponto que registra lentidões, entre a Rua Nivaldo Alves Bonilha e o campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
No dia 27 de janeiro, no pico da manhã, a viatura da Emdec levou 28 minutos para se deslocar pelo trecho. Esse tempo foi reduzido para dois minutos e 37 segundos, utilizando a faixa reversível – uma redução de cerca de 90%.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Pacientes buscam remédios milagrosos para emagrecimento