Engenharia da Emdec fracassa e linhas do Terminal Campos Elíseos são extintas

A Emdec resolveu admitir que o Terminal Campos Elíseos é um fracasso operacional e que a implantação das linhas alimentadoras foi um erro crasso. Em qualquer empresa privada, quem teve a ideia de fazer essas linhas já teria sido demitido.

A partir de segunda-feira, dia 06/10, as quatro linhas alimentadoras que ligam o Terminal Campos Elíseos ao Terminal Vila União serão desativadas, já que pouca gente usa, e os veículos serão remanejados para as linhas diretas, que já atendem ao terminal.

Dessa forma, as linhas 153, 154, 163 e 164, que já estão atendendo ao malfadado terminal, ganham um veículo adicional nos horários entrepico e noturno.

Desde o início da implantação desse terminal o ODC já dizia que as linhas alimentadoras foram mal feitas e mal implantadas, parecendo que houve preguiça dos “engenheiros” da empresa em querer fazer algo diferente.

Além disso, a péssima comunicação da Emdec foi fundamental para o fracasso das novas linhas. Panfletos feios, mal feitos e pouco explicativos foram distribuídos e ajudaram a atrapalhar ainda mais as coisas.

Não tinha o menor cabimento criar linhas exatamente com o mesmo itinerário das diretas, pois dessa forma as pessoas jamais iriam migrar. Seria necessário que fossem feitos novos atendimentos ou otimização das rotas, porém a preguiça da Emdec impede qualquer pessoa de pensar em algo assim.

A ideia do Terminal Campos Elíseos era justamente acabar com as linhas diretas e manter apenas as alimentadoras, mas a má vontade da engenharia da Emdec impediu que esse projeto avançasse, vencendo, obviamente, os usuários que foram pelo lógico: manter-se indo para o Centro com uma linha direta sem fazer baldeação desnecessária.

As linhas que serão paralisadas são: 155, 156, 166 e 167, que já não estavam mais circulando aos finais de semana há alguns dias. Agora, o fracasso operacional da Emdec foi finalizado. Veja como ficam as linhas diretas a partir de segunda:

Linha 153 – Terminal Vila União via Jardim Santa Lúcia
Aumento de frota no período noturno
Intervalos: 25 min (pico), 45 min (entrepico da tarde), 50 min (entrepico da noite)
Partidas:
Terminal Vila União: 4h40 às 0h25
Rua Dr. Ricardo: 5h20 à 1h05

Linha 154 – Terminal Vila União via Jardim Novo Campos Elíseos
Aumento de frota no entrepico e à noite
Intervalos: 19 min (pico), 30 min (entrepico da tarde), 40 min (entrepico da noite)
Partidas:
Terminal Vila União: 5h às 0h20
Av. Dr. Moraes Salles: 5h35 à 0h50

Linha 163 – Jardim Campos Elíseos até Terminal Vila União
Aumento de frota no entrepico e à noite
Intervalos: 23 min (pico), 45 min (entrepico)
Partidas:
Terminal Vila União: 4h45 à 0h15
Terminal Central: 5h30 à 1h00

Linha 164 – Parque Tropical até Terminal Vila União
Aumento de frota no entrepico e à noite
Intervalos: 20 min (pico), 33 min (entrepico da tarde), 45 min (entrepico da noite)
Partidas:
Terminal Vila União: 4h35 às 23h45
Terminal Central: 5h25 à 0h30

Quem sabe a partir de agora a Emdec tenha um surto de lucidez e comece a pensar nas coisas que beneficiem a população de forma real, e não apenas a vereadores que só atrapalham a operação e aos “engenheiros magníficos” que fazem essas pataquadas, e se escoram na estabilidade do emprego.

Da Redação ODC.
Leia também:
História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 8)