O entorno do Terminal BRT Santa Lucia, que ainda não está pronto, já recebeu novo conjunto semafórico para organizar o trânsito de veículos e pedestres.
Os equipamentos contam com botoeiras para acionamento dos pedestres. A sinalização viária horizontal (solo) e vertical (placas) foi reforçada na região. A Emdec investiu R$ 200 mil na implantação dos novos conjuntos semafóricos.
Além do fluxo de pessoas que frequentam o Assaí Atacadista e a loja de departamentos Havan, a região conta com diversos estabelecimentos comerciais e movimentação de pessoas que cruzam os bairros Jardim Santa Lúcia e Novo Campos Elíseos.
Por esse trecho da avenida Ruy Rodriguez, circulam as linhas BRT10 (Ouro Verde), BRT11 (Vida Nova), 116 (Terminal Ouro Verde/Shopping Dom Pedro), 118 (Terminal Ouro Verde), 119 (Terminal Ouro Verde/Shopping Dom Pedro), 125 (Terminal Ouro Verde/Shopping Iguatemi), 131 (Terminal Vida Nova), 132 (Terminal Vida Nova), 133 (Vida Nova), 134 (Terminal Barão Geraldo), 136 (Terminal Vida Nova/Terminal Central), 140 (Terminal Vila União), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 199 (Vida Nova/Terminal Mercado I – Corujão).
Novas travessias
A Emdec também sinalizou dois novos pontos de faixas de pedestres, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí. As novas travessias acompanham a linha de desejo dos pedestres que circulam na região.
Gradis também estão sendo instalados no trecho desde a altura da rua Pedro Galhardi até a Rui Abádio Rodrigues para direcionar a circulação de pedestres aos pontos seguros de travessia.
O objetivo é coibir travessias irregulares por dentro do terminal e em suas proximidades, realizadas principalmente pelos moradores que desejam transpor a avenida Ruy Rodriguez. Também houve reforço da sinalização horizontal na região.
Uma ilha de refúgio de pedestres foi executada na travessia mais próxima ao terminal. E a acessibilidade foi ampliada no entorno, com a execução de novas rampas e instalação de piso podotátil.
Da Redação ODC.
Leia também: Prefeitura volta a debater as marginais da Rodovia Santos Dumont, mas nada sai do papel