Erros na implantação do BRT em Campinas penaliza população que depende do transporte

Publicado em: ,

Uma série de erros na implantação do sistema BRT em Campinas está penalizando a população. Apesar da prefeitura tentar mostrar que está tudo bem, sobram reclamações nos pontos de espera.

Um grande exemplo está no recém-inaugurado Terminal Campos Elíseos. Com linhas alimentadoras excessivamente demoradas, os usuários reclamam diariamente sobre os intervalos altos.

Com a implantação de sete linhas alimentadoras para o novo terminal, outras rotas diretas para o Centro tiveram redução de horários para forçar a população a usar o BRT através das linhas 10, 11 e 12, porém a falta de informação mais prejudica do que ajuda.

No Terminal Vila União não há qualquer informação sobre as linhas alimentadoras. Os coletivos das linhas alimentadoras e das linhas diretas simplesmente param na mesma plataforma e não há nenhuma informação sobre as diferenças entre as duas.

Há uma ocorrência muito grande de passageiros que pegam o ônibus errado por falta de informação. Sobre a demora, a reclamação é uníssona. Quase a totalidade de passageiros que chegam no Terminal Campos Elíseos concorda que todas as linhas já deveriam mudar de uma só vez para que a população se acostume.

Dentro do Terminal Campos Elíseos há vários outros problemas pois falta informação. Não há placas suficientes para orientação da população e as que têm são deficitárias, com informações incompletas.

As reclamações acerca do Terminal Campo Grande são parecidas. As linhas alimentadoras continuam demorando muito, o que não estimula a população a migrar para o BRT. Quem já migrou é porque não tem outra opção.

No ano passado o ODC fez um editorial questionando a capacidade da Emdec de implantar um sistema de transportes do porte de um BRT. No editoral, foi dito que o sucesso do sistema dependeria das fases de implantação do mesmo, e hoje é visto que mais uma vez, a Emdec segue errando pois é incapaz de fazer uma implantação que beneficie a população.

Da Redação ODC.
Leia também:
Obras do BRT continua criando novos pontos de alagamentos em Campinas

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré