Exclusivo | Estação-modelo de novas catracas no BRT tem quase 100% de evasão durante a noite

As medidas informadas pela Emdec para tentar coibir a evasão de tarifa no BRT não estão surtindo efeito algum. A primeira estação com o novo sistema de catraca é uma das que mais registra evasão.

A nova catraca para pessoas com deficiência e outras gratuidades não impede que passageiros pagantes violem as catracas normais, dada a facilidade de acesso às estações.

No período noturno, grande parte dos funcionários dos estabelecimentos de um shopping que fica na frente da Estação Aurélia fazem o acesso sem pagar tarifa. Quase 100% violam o sistema e entram de graça.

As câmeras de segurança não impedem e tampouco constrangem os evasores, até porque não há funcionários no local e nem forças de segurança. O espaço fica cheio, mas poucos pagam tarifa.

O mais curioso é que subentende-se que tais funcionários recebem o vale-transporte para poderem usar os ônibus do sistema municipal, mas a facilidade para entrar sem pagar é tão grande que todo mundo ignora os validadores.

O sistema de catracas do BRT é criticado desde o seu início por conta da fragilidade. Fracas e em uso errado, pois essas catracas deveriam ser usadas em empresas para controle de funcionários e não em sistemas de transporte de massa.

A prefeitura continua ignorando o problema, que já está se tornando moral. Se tal problema não for solucionado de imediato, em pouco tempo os evasores vão achar normal andar de ônibus sem pagar a tarifa, independente de qualquer outra coisa.

Da Redação ODC.
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