As medidas informadas pela Emdec para tentar coibir a evasão de tarifa no BRT não estão surtindo efeito algum. A primeira estação com o novo sistema de catraca é uma das que mais registra evasão.
No período noturno, grande parte dos funcionários dos estabelecimentos de um shopping que fica na frente da Estação Aurélia fazem o acesso sem pagar tarifa. Quase 100% violam o sistema e entram de graça.
As câmeras de segurança não impedem e tampouco constrangem os evasores, até porque não há funcionários no local e nem forças de segurança. O espaço fica cheio, mas poucos pagam tarifa.
O mais curioso é que subentende-se que tais funcionários recebem o vale-transporte para poderem usar os ônibus do sistema municipal, mas a facilidade para entrar sem pagar é tão grande que todo mundo ignora os validadores.
O sistema de catracas do BRT é criticado desde o seu início por conta da fragilidade. Fracas e em uso errado, pois essas catracas deveriam ser usadas em empresas para controle de funcionários e não em sistemas de transporte de massa.
A prefeitura continua ignorando o problema, que já está se tornando moral. Se tal problema não for solucionado de imediato, em pouco tempo os evasores vão achar normal andar de ônibus sem pagar a tarifa, independente de qualquer outra coisa.
Da Redação ODC.
Leia também: Exclusivo | Explode evasão de tarifa nas estações do BRT; Mais de 60% não pagam tarifa