Extinção de linhas na pandemia por baixa demanda não se justifica; ENTENDA

A justificativa da Emdec de extinguir quatro linhas que foram extintas na pandemia de covid-19 por “baixa demanda” não é válida. A revelação feita pelo ODC de que 307, 308, 374 e 378 não devem voltar, conforme a própria “gestora” do sistema de transporte de Campinas afirmou tem um argumento frágil, bem como o contrato que rege atualmente o transporte da cidade.

A página mantém arquivos da bilhetagem de Campinas desde o ano de 2018, portanto dois antes da pandemia, que solicita via Lei de Acesso à Informação (LAI). E, nesses dados, há um fato surpreendente: em 2024 há linhas que carregam menos do que as quatro extintas, e que seguem rodando até hoje.

Para fazer a comparação, o ODC buscou os dados da bilhetagem dos meses de agosto entre o período de 2018 a 2024. O mês foi escolhido por ser um sem feriados, apesar do período de volta às aulas ter acontecido em dias diferentes.

LinhaAgosto de 2018Agosto de 2019Média
307 – Interbairros I12.8309.80611.138
308 – Interbairros II14.33110.96212.646
374 – Jockey Clube7.0696.1556.612
378 – Shop. Iguatemi / Carrefour Valinhos14.08111.79712.939
Fonte: Emdec via Lei de Acesso à Informação

Com base nas médias obtidas pelos dois anos, pegamos os dados de setembro de 2024 e apontamos agora quais linhas carregaram números próximos aos dos itinerários que foram suprimidos.

A “margem” é de 2 mil passageiros para cima, e leva em conta o tipo “diametral”, que faz a ligação de um bairro a outro. Então, não são consideradas as linhas de BRT, alimentadoras dos terminais, e as linhas 256, 257 e 389, que funcionam apenas em horário de pico

LinhaQuantidade de passageiros
118 – Terminal Ouro Verde / Cambuí13.340
142 – Jd. Santa Terezinha / Terminal Central (linha foi extinta em dezembro de 2024 e substituída por alimentadora)13.579
220 – Terminal Campo Grande / Cambuí11.058
242 – Jd. Miranda via Jd. Aurélia / Terminal Mercado I5.549
311 – Jd. Santa Mônica / Terminal Mercado I14.246
328 – Terminal Barão Geraldo / Estação Cidade Judiciária via CPqD e Guará13.673
344 – Estação Parque Prado / Circular Centro via Jardim Amazonas (que supre, em parte, itinerário da 378)11.056
352 – Bananal / Terminal Mercado I (que supre parte do itinerário da 374)5.955
355 – Vila Gênesis / Terminal Mercado I13.584
361 – Chapadão / Circular Centro8.239
368 – Jardim Itatiaia / R. Dr. Ricardo12.780
382 – Cambuí / Campinas Shopping13.342
395 – Notre Dame / Estação Expedicionários (que supre, em parte, itinerário da 378)6.770
401 – Pq. São Martinho / Terminal Central4.159
402 – Pq. da Figueira / Terminal Central9.706
411 – Pq. Oziel via Jardim do Lago II / Terminal Central12.513
433 – Residencial Morada das Bandeiras / Terminal Central12.058
502 – Terminal Metropolitano / Contra-Rótula5.743
Fonte: Emdec via Lei de Acesso à Informação

Como é observado, várias linhas carregam menos passageiros e estão até hoje ativas. O que o ODC quer mostrar com isso é que “pau que bate em Chico não bate em Francisco” na Emdec.

Se a Emdec quer argumentar que as linhas tinham baixa demanda, tudo bem. Mas que adotassem o mesmo padrão para outras linhas. Inclusive, damos até algumas sugestões para os “técnicos” da Empresa:

  • Extinção da 242 ou transformar o atendimento entre Avenida Lix da Cunha (Estação Balão do Tavares da EMTU) até Estação BRT Jardim Miranda em alimentadora.
  • Extinção da 220, que não tem qualquer sentido de permanecer existindo, uma vez que já existe o BRT Campo Grande.
  • Extinção da 118, e um reforço na 502, que faz itinerário praticamente semelhante. O intervalo da 502 faz qualquer passageiro desistir de esperar, e só pegar se tiver a sorte de o ônibus estar passando na hora. Sem contar que faz o mesmo caminho da 118 e 220 no Cambuí.
  • Linha 311 deveria ser alimentadora da Estação Amarais. A linha 318 faz o atendimento à Estação BRT Rodoviária e poderia suprir o trecho.
  • Linha 328 deveria voltar a ser alimentadora do Terminal Barão Geraldo, mantendo atendimento ao CPqD.
  • Linha 344 tem intervalo absurdamente longo e não estimula ninguém a usar a linha. O atendimento ao Jardim Amazonas poderia ser suprimido.
  • Linhas 352 e 355 deveriam ser alimentadoras da Estação Cidade Judiciária, e uma linha criada para fazer a conexão da Cidade Judiciária via Miguel Noel Nascentes Burnier.
  • Linha 361 só foi criada porque a 360 é longa e sempre atrasa. Todo esse atendimento deveria ser revisto para otimização dos itinerários e horários. Com possível fim da 311, a 361 assume o atendimento do Balão da Escola de Cadetes até o Centro via Avenida Andrade Neves.
  • Extinção da 368, para que os carros possam ser aproveitados em outras linhas da cooperativa. Parte do itinerário no Proença (especialmente na Avenida Antônio Carlos Salles Junior) é atendido pela 366. Itinerário no bairro poderia ser parcialmente absorvido pela 367.
  • Revisão da linha 382. O atendimento ao São Bernardo poderia ser alimentadora das estações do BRT no entorno, ou até o Terminal Central, parando no Campinas Shopping.
  • Linha 395 deveria ser revista. O itinerário é extremamente longo, dando muitas voltas nos bairros, e passando mais de uma vez no mesmo lugar.
  • Revisão total das linhas 401 e 402. A linha 401 foi criada a pedido de vereador para atender a um centro de logística no Anel Viário Magalhães Teixeira. A atitude foi até interessante, se não fosse o fato de que o centro de logística contratou fretamento. Logo, a linha perdeu completamente o sentido, e só serviu para seccionar ainda mais a 402, que já é longa — o itinerário na região do Jardim Leonor é desinteressante, só dá voltas, e desestimula o usuário a pegar a linha. Uma sugestão seria o caminho pela Av. Baden Powell, Estados Unidos, Ângelo Simões, Marechal Carmona, Rua Amilar Alves e General Carneiro.
  • Revisão e possível extinção da linha 411, que tem itinerário extenso e intervalos muito grandes. Toda a região já é atendida por outras linhas.
  • Revisão da linha 433. Ela poderia absorver alguma parte de itinerário que a 411 não atendesse mais. A linha foi criada para uma situação de emergência, quando a ponte da Rua Ferdinando Turquette caiu, e acabou ficando porque a região está se desenvolvendo. Ela poderia começar “do outro lado” da ponte, no Jardim do Lago Continuação, e absorver o carro da 411, para melhorar o intervalo.


Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens