Extintas em Campinas, linhas de ônibus expressas ajudavam população a chegar mais rápido

As linhas expressas e semi-expressas existem em quase todas as cidades de grande e médio porte no Brasil, menos em Campinas, pra variar. Já existiu, mas foram extintas.

Essas linhas têm como objetivo agilizar o deslocamento dos passageiros entre o Centro da cidade e os terminais de bairro, encurtando o tempo de percurso.

Em Campinas já existiram linhas expressas e semi-expressas para as regiões do Ouro Verde, de Barão Geraldo e do Campo Grande, e todas com grande lotação.

Com o passar do tempo, a Emdec foi extinguindo essas linhas, não se sabe por qual motivo. A última linha semi-expressa a ser extinta foi a 130, que ligava o Centro ao Terminal Vida Nova com paradas apenas na região da Avenida Ruy Rodriguez/Camucim.

A criação de outras linhas completamente esdrúxulas foram, aos poucos, esvaziando as expressas e semi-expressas pois os terminais de bairro deixaram de serem interessante.

Além disso, o intervalo absurdamente alto de algumas linhas alimentadoras espanta os passageiros, levando-os de volta para linhas diretas, por piores que sejam.

Em uma cidade do tamanho de Campinas, as linhas expressas e semi-expressas são fundamentais para os deslocamentos das pessoas, mas parece que a Emdec não está muito preocupada com isso.

A própria Emdec, quando tinha linhas de ônibus, operava uma que era expressa, saindo do Terminal Campo Grande em direção ao Terminal Central. A linha operava com ônibus articulado e sempre andavam abarrotados.

Quem se lembra de alguma linha expressa ou semi-expressa que existiu no passado e que hoje seria muito importante para melhorar a mobilidade na cidade?

Da Redação ODC.
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