Falta integração adequada em toda a Região Metropolitana de Campinas

A região metropolitana de Campinas não tem uma integração adequada até hoje. Mesmo sendo uma grande métropole, com mais de 3 milhões de moradores, os deslocamentos entre as cidades ainda é muito ruim.

A pandemia do novo coronavirus piorou ainda mais a situação, pois várias linhas de ônibus metropolitanas tiveram horários sumariamente cortados. Algumas linhas nem voltaram a operar.

O gerenciamento das linhas entre as cidades da região metropolitana é da EMTU, empresa do Governo do Estado de São Paulo.

Muito pouco tem sido feito nos últimos para que as cidades tenham uma integração viável, confortável e adequada.

Hoje, os moradores dependem exclusivamente de ônibus que em sua maioria circulam por rodovias, pois nem avenidas adequadas existem.

Os projetos do Trem Intra Metropolitano, datado ainda dos anos 80 do século passado, são interessantes, mas já foram engavetados.

Pelo projeto, o chamado TIM ia sair de Americana e terminar em Vinhedo, passando por várias cidades pelo caminho. É uma solução muito boa e completamente viável, mas falta a bendita vontade política.

Enquanto isso, os deslocamentos continuam sendo feitos por ônibus.

José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: Apagão em Campinas afeta parte de serviços públicos

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens