Em meio a tantos nomes ruins para o primeiro escalão do governo Dário Saadi, que começa amanhã, dia 01/01, ao menos um nome muito bom foi anunciado.
Nos Transportes fica Vinícius Riverete, que era da Secretaria da Habitação e presidência da Cohab, agora ocupada por Arly de Lara Romêo. Ele é graduado em direito tributário, ou seja, não entende nada de trânsito e transportes.
Há muito tempo a Secretaria de Transportes não é ocupada por alguém tecnicamente qualificada para o cargo, ou seja, são sempre indicações políticas.
Para compensar, a presidência da Emdec ficou com Ayrtou Camargo e Silva, um nome muito forte e de grande competência dentro do ramo de transportes.
Ayrton é formado em arquitetura e urbanismo pela PUC-Campinas e tem mestrado em planejamento urbano. Desde 2019 é assessor da Diretoria de Engenharia do Metrô de São Paulo, no Núcleo de Inovação.
Também integrou a diretoria executiva da Associação Nacional de Transportes Públicos. Atuou como diretor de planejamento da Emdec entre 2001 e 2004, trabalhou na Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e presidiu a Estrada de Ferro Campos do Jordão.
É um nome de enorme competência no setor de transportes, porém a questão é: ele terá liberdade para trabalhar, ou terá que se curvar aos interesses políticos de outros secretários e do prefeito? Com Ayrton na Emdec, Campinas só tem a ganhar, mas vamos ver como será com o tempo.
Da Redação ODC.
Leia também: Menino que tentou negociar casa por R$ 50 a parcela consegue comprar imóvel para a família